Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Haddad afirma que Lula não fará escolha entre EUA ou China
Publicado 12/05/2025 • 13:24 | Atualizado há 3 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 12/05/2025 • 13:24 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Fernando Haddad.
Brasília (DF) 20/12/2024 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante café da manhã com jornalistas Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (12), que o Brasil não vai fazer uma escolha entre Estados Unidos e China em meio à guerra comercial travada entre as duas maiores economias do mundo.
“O presidente Lula não vai fazer essa escolha… Nós precisamos repensar o nosso desenvolvimento, nós não podemos ser tão dependentes de uma relação bilateral”, disse Haddad em entrevista ao UOL.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Lula diz que parceria entre Brasil e China é indestrutível e faz contraponto a Trump em Pequim
Durante a entrevista, o ministro ressaltou que o Brasil não está escolhendo um bloco econômico. “O Brasil sabe que, para se desenvolver, precisa de bons acordos comerciais com a Ásia, bons acordos comerciais com a Europa e um bom acordo também com os Estados Unidos”, declarou o ministro da Fazenda.
Ele disse que a conversa com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi muito franca e educada, atacando os temas mais delicados.
Haddad lembrou, contudo, que as negociações com o governo de Donald Trump estão sendo conduzidas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Ao falar sobre os argumentos levados à reunião com Bessent, Haddad repetiu que a América do Sul é deficitária nas relações comerciais com os Estados Unidos. “Como é que você taxa uma região que é deficitária? Do ponto de vista econômico, não faz o menor sentido. E ele próprio Bessent reconheceu quando eu disse isso e disse: olha, nós vamos negociar, nós vamos sentar à mesa para negociar”, relatou o ministro.
“Do meu ponto de vista, os Estados Unidos deveriam olhar com mais generosidade para a América Latina e para a América do Sul. E o Brasil, do meu ponto de vista, está fazendo a política certa”, acrescentou Haddad, que também pediu um olhar mais estratégico dos EUA ao continente.
A maior economia do mundo, ressaltou o titular da Fazenda, tem muito a ganhar com o maior equilíbrio regional e desenvolvimento da América do Sul.
Ao reforçar que o governo brasileiro não vai escolher um dos lados na guerra comercial, Haddad lembrou que a China é a maior parceira comercial do Brasil, enquanto os EUA dominam a tecnologia de ponta. Assim, ressaltou o ministro, as duas parcerias são fundamentais para o Brasil se desenvolver.
O ministro reiterou a mensagem de que o presidente Lula acredita no multilateralismo e ressaltou que o presidente tem portas abertas para negociar no exterior.
“Ele é visto no mundo inteiro como um genuíno democrata. Ele é uma pessoa que nasceu da luta contra a ditadura, venceu três eleições democraticamente, reconheceu todos os resultados quando perdeu, jogou fair play a vida inteira e tem as portas abertas do mundo inteiro. Talvez seja dos poucos governantes que tenham portas abertas em qualquer quadrante do mundo”, afirmou Haddad.
O ministro também ressaltou na entrevista que o Brasil está numa situação geopolítica que, se bem aproveitada, pode favorecer o País.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Governo Lula quer excluir da meta fiscal R$ 9,5 bi de medidas contra tarifaço
Varejistas de moda: três de quatro empresas listadas na B3 registram crescimento no 2º trimestre