Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Imprensa internacional destaca encontro entre Lula e Trump
Publicado 26/10/2025 • 19:16 | Atualizado há 2 meses
Publicado 26/10/2025 • 19:16 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Ricardo Stuckert/PR
26/10/2025 - Encontro de Lula e Donald Trump
A cúpula entre os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e norte-americano, Donald Trump, realizada mais cedo na Malásia, ganhou destaque na imprensa internacional. O encontro tratou, entre outros temas, do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a parte dos produtos brasileiros exportados ao país.
Entre os veículos que registraram a reunião, o The New York Times avaliou, em artigo, que Lula e Trump pareciam agitados e tinham poucas respostas sobre o andamento das negociações.
A resposta evasiva de Trump a um jornalista — de que “não é da sua conta” ao ser questionado se a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro estaria na pauta, apontada anteriormente por ele como um dos motivos para o tarifaço — também foi destaque na matéria.
Leia mais:
Tarifaço permanece, mas Brasil e EUA dão início a negociações bilaterais
Reunião de Lula e Trump prova que temos bons motivos para acreditar no diálogo, diz Alckmin
O jornal lembrou ainda que Lula levou uma pauta detalhada, escrita em inglês, para entregar a Trump, e teria reclamado que ambos estavam perdendo tempo respondendo perguntas da imprensa antes do início da reunião.
O The Washington Post também mencionou o encontro, destacando o passado de Lula como líder sindical e afirmando que a sobretaxa americana contra o Brasil acabou fortalecendo sua popularidade, ao reconhecer a resiliência do presidente brasileiro diante das pressões de Washington para retirar o tarifaço.
Já a ABC News registrou o encontro como a primeira viagem de Trump à Ásia desde seu retorno à Casa Branca, e enfatizou o caráter diplomático do gesto.
O jornal espanhol El País escreveu que “Trump e Lula finalmente se aproximam”, após o que chamou de “uma das piores crises na relação entre EUA e Brasil em dois séculos”. O veículo lembrou ainda que Washington e Pequim também dão sinais de distensão, às vésperas do encontro do republicano com o líder chinês Xi Jinping, marcado para a próxima quinta-feira.
A emissora Al Jazeera reforçou a natureza positiva do encontro, lembrando que Trump o classificou como “muito bom”. A reportagem também citou a declaração do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de que as negociações começariam imediatamente e poderiam ser concluídas nas próximas semanas.
Já outro norte-americano — ABC News — registrou o encontro entre os dois presidentes, lembrando que esta que foi a primeira viagem de Trump à Ásia desde seu retorno à Casa Branca.
O espanhol El País publicou que Trump e Lula finalmente se aproximam, após uma das “piores crises na relação entre EUA e Brasil em dois séculos“. O jornal lembra que Washington e Pequim também dão sinais de distensão às vésperas do encontro do republicano com o líder chinês, Xi Jinping, marcado para a próxima quinta-feira.
Já a emissora Al Jazeera reforçou a natureza positiva do encontro, lembrando que Trump o classificou como “muito bom“. Mencionou ainda a afirmação do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, de que as negociações começariam imediatamente e que poderiam ser concluídas nas próximas semanas.
–
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Aeroportos de SP ainda sofrem com atrasos e cancelamentos na manhã desta sexta-feira
2
Aeroportos de Congonhas e Guarulhos já operam normalmente
3
Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da Lei Magnitsky
4
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
5
Flamengo no Intercontinental da FIFA: que horas o time entra em campo sábado (13)?