Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inadimplência sobe a 30,4% em agosto e atinge maior nível da série histórica iniciada em 2010
Publicado 09/09/2025 • 12:44 | Atualizado há 7 horas
iPhone com ‘nível espacial’: Apple anuncia os modelos mais caros da empresa com tecnologia inovadora
Suprema Corte julgará caso de tarifas de Trump em rito acelerado
‘Um desastre colossal’: chefe de energia dos EUA critica plano de atingir zero em emissões líquidas até 2050
Trump se encontra com CEO da Rolex mesmo com tarifa de 39% sobre as importações de relógios suíços
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Publicado 09/09/2025 • 12:44 | Atualizado há 7 horas
Golpes com cartão de crédito vem crescendo no Brasil
Pixabay
Os brasileiros ficaram mais endividados e mais inadimplentes em agosto, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de consumidores com contas em atraso subiu de 30,0% em julho para 30,4%, maior nível de inadimplência da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em janeiro de 2010. Há um ano, em agosto de 2024, a proporção de famílias inadimplentes era de 28,8%.
A fatia de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas vencidas, ou seja, que permaneceriam inadimplentes, subiu de 12,7% em julho para 12,8% em agosto. Essa parcela era de 12,1% em agosto de 2024.
Segundo a CNC, a elevação da inadimplência sinaliza que o atual nível de endividamento começa a ultrapassar o limite da capacidade de pagamento das famílias.
“Isso se dá especialmente em um cenário de crédito mais caro e prazos mais curtos. É um sinal de alerta importante para a economia doméstica”, avaliou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em nota oficial.
Já a proporção de famílias com contas a vencer cresceu de 78,5% em julho para 78,8% em agosto, o sétimo mês consecutivo de altas. O resultado representa o maior patamar de endividados desde novembro de 2022. Em relação a agosto de 2024, quando 78 0% das famílias estavam endividadas, houve alta de 0,8 ponto porcentual.
A pesquisa considera como dívidas as contas a vencer nas modalidades cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.
Saiba mais:
Inadimplência de aluguel em São Paulo atinge maior nível em 21 meses
Risco de inadimplência cresce e oferta de crédito se deteriora, aponta pesquisa do Banco Central
Apesar do avanço no endividamento e na inadimplência, houve melhora da percepção do endividamento: a proporção de pessoas que se consideram “muito endividadas” desceu de 15,5% em julho para 15,4% em agosto.
Houve ainda manutenção da tendência de redução dos prazos firmados para os pagamentos, pelo oitavo mês consecutivo: o porcentual de famílias comprometidas com dívidas por mais de um ano desceu de 31,5% em julho para 31,0% em agosto, menor nível desde fevereiro de 2024, quando estava em 30,9%.
“O avanço contínuo da inadimplência reforça a importância de iniciativas de educação financeira e do uso consciente do crédito”, avaliou o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, em nota.
Bentes projeta que o endividamento aumente em 3,1 pontos porcentuais até o fim deste ano, enquanto a inadimplência subiria 1,6 ponto porcentual.
O cartão de crédito mantém a liderança como a modalidade mais utilizada, mencionada por 84,5% dos endividados, mas perdeu espaço em relação à fatia de 85,7% registrada em agosto do ano passado. Na direção oposta, os carnês cresceram em um ano, com uma fatia de 16,6% de menções em agosto de 2025, ante 15,6% em agosto de 2024.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Israel ataca residências em Doha, capital do Catar, com justificativa de serem alvos do Hamas; preço do petróleo sobe
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Empresas brasileiras precisam se preparar para consumidores 50+ sob risco de perdas trilionárias
Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto