CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Notícias do Brasil

Falha elétrica pode ter sido causa de incêndio na COP30, diz ministro

Publicado 20/11/2025 • 14:50 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio na COP30 pode ter sido provocado por um problema elétrico
  • Segundo Sabino, o Corpo de Bombeiros deve apresentar um parecer ainda hoje
  • Questionado sobre estrutura do evento, Sabino afirmou que os materiais que revestem o local são anti-chamas e resistentes a incêndios

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio ocorrido nesta quinta-feira (20) na área da Blue Zone da COP30, em Belém, pode ter sido provocado por um problema elétrico. Ele deu as declarações a jornalistas que estavam no local pouco depois do início do incidente.

“O que acompanha o mais suspeita é que, de alguma forma, algum material, equipamento elétrico, tenha provocado esse incêndio e tenha causado esse início de chamas. E que tenha sido um motivo… fácula do pavilhão”, afirmou.

Segundo Sabino, o Corpo de Bombeiros deve apresentar um parecer ainda hoje. “Daqui a poucos minutos, o Corpo de Bombeiro vai nos dar um parecer, dizendo se recomeça os trabalhos hoje ainda ou só amanhã.”

Leia mais:
COP30: Guterres pressiona por meta de 1,5°C e envia recado a Trump
COP30: Facções criminosas na Amazônia crescem 32% em um ano

O ministro afirmou que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), já se encontra na área atingida.

“A gente vai saber o que foi que ocasionou, se a gente recomeça os trabalhos aqui na Blue [Zone] hoje ou não. A Green Zone está funcionando normalmente.”

O ministro detalhou que o princípio de incêndio ocorreu próximo ao estande da China. “O Corpo de Bombeiros do Pará fica em frente aqui, onde está acontecendo a COP. Nós já estamos com diversos caminhões de bombeiros, diversos homens de bombeiros. O evento já está contido.”

“Daqui a poucos minutos a gente vai saber o que possivelmente ocasionou isso e se a gente vai recontinuar o trabalho aqui na Bluezone hoje ainda ou a partir de amanhã.”

Leia mais:
Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém
Escalado para atuar nas negociações da COP-30, Lula pede roteiro para países abandonarem petróleo

Questionado sobre estrutura do evento, Sabino afirmou que os materiais que revestem o local são anti-chamas e resistentes a incêndios. “Nós estamos, além de estar quase em frente a um grande batalhão do Corpo de Bombeiros, com um grande esquema de contingência aqui para qualquer eventualidade”, acrescentou.

“Os bombeiros civis e militares prontamente entraram em ação. Já está contido o evento. É procedimento padrão evacuar uma área. Nós estamos aqui com milhares de pessoas participando desse evento. É procedimento padrão acontecer isso que está acontecendo.”

Incêndio atingiu pavilhão da COP30

O incêndio foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (20) em pavilhões da Blue Zone da COP30, área onde ocorrem negociações entre ministros e delegações internacionais. A energia elétrica foi cortada na região e a segurança ordenou a evacuação imediata dos participantes.

Até as 14h20, não havia informações confirmadas sobre a origem das chamas, que atingiram parte do chamado “Pavilhão dos Países”, próximo ao estande da China. Não há registro de feridos.

A Blue Zone é a área mais sensível da conferência, por concentrar reuniões diplomáticas e negociações climáticas internacionais. A Green Zone segue funcionando normalmente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;