CNBC

CNBCÍndia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi

Indicadores

INCC-M sobe 0,63% em janeiro com pressão da mão de obra da construção civil

Publicado 27/01/2026 • 09:20 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • INCC-M sobe 0,63% em janeiro sob influência da mão de obra
  • Custos da construção aceleram no início de 2026, aponta FGV IBRE
  • Materiais e mão de obra pressionam o INCC-M em todas as capitais analisadas
Dois trabalhadores com capacetes e coletes de segurança observam e apontam para estrutura de obra com armações de ferro e andaimes ao fundo.

Canva

O INCC-M registrou alta de 0,63% em janeiro, acima da variação de 0,21% observada em dezembro, segundo dados divulgados pelo FGV IBRE.

A alta no índice reflete a aceleração dos custos da construção no início de 2026, com destaque para o avanço do grupo Mão de Obra.

No acumulado de 12 meses, o INCC-M passou a registrar alta de 6,01%. Apesar da elevação, o resultado representa desaceleração em relação a janeiro de 2025, quando o índice acumulava avanço de 6,85% no mesmo intervalo.

Leia também: PF faz operação contra desvio de recursos públicos no RN; Prefeito de Mossoró é alvo

Materiais de construção

O grupo de Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,34% em janeiro, após alta de 0,13% no mês anterior. Dentro do grupo, a categoria de Materiais e Equipamentos avançou 0,35%, ante 0,11% em dezembro.

Todos os subgrupos apresentaram aumento nas taxas de variação. O principal destaque foi o item “materiais para instalação”, que passou de -0,22% para 1,03%, influenciando o resultado do INCC-M no mês.

No grupo de Serviços, houve leve desaceleração. A taxa passou de 0,27% em dezembro para 0,25% em janeiro, movimento associado à queda do item “conta de energia”, cuja variação recuou de 0,04% para -2,79%.

Mão de obra

O grupo Mão de Obra foi o principal fator de pressão do índice em janeiro. A variação alcançou 1,03%, acima dos 0,32% registrados em dezembro, refletindo reajustes salariais e negociações coletivas no início do ano.

Esse comportamento reforça a influência da mão de obra sobre o INCC-M, especialmente em períodos de dissídios e reequilíbrio de custos no setor da construção.

INCC-M nas capitais

O índice apresentou aceleração em todas as cidades que compõem o levantamento. Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Brasília registraram aumento nas taxas de variação em janeiro, indicando avanço generalizado dos custos da construção nessas localidades.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Indicadores

;