Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
IPVA 2026: como pagar o imposto com desconto de 15% no Espírito Santo?
Publicado 07/01/2026 • 14:29 | Atualizado há 9 meses
Alta demanda por GPUs da Nvidia amplia opções de computação em nuvem
Lululemon e Under Armour reduzem portfólio para impulsionar resultados
Acordo de Trump com Putin sobre diesel contraria lei de sanções à Rússia, acusam parlamentares dos EUA
Dow Jones sobe 400 pontos nesta sexta, e bolsas americanas fecham a semana em alta
Trump fecha acordo com Putin para fornecer diesel russo aos mercados dos EUA e globais
Publicado 07/01/2026 • 14:29 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Em abril, os motoristas com veículos registrados no estado do Espírito Santo devem realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 e condutores do estado contam com uma das condições mais vantajosas do país: desconto de 15% para quem quitar o imposto conforme as regras estipuladas.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES), é possível pagar à vista com desconto ou em até seis parcelas.
No entanto, os 15% de desconto são destinados apenas para os condutores que pagarem à vista. Sendo assim, é necessário atentar-se as datas do pagamento em cota única.
Ademais, o calendário de pagamento está organizado conforme o último número da placa. Confira abaixo:
| Final da placa | Cota única (com desconto) / 1ª cota | 2ª cota | 3ª cota | 4ª cota | 5ª cota | 6ª cota |
| 1 e 2 | 01/04 | 04/05 | 04/06 | 06/07 | 06/08 | 09/09 |
| 3 e 4 | 02/04 | 05/05 | 05/06 | 07/07 | 07/08 | 10/09 |
| 5 e 6 | 06/04 | 06/05 | 08/06 | 08/07 | 10/08 | 11/09 |
| 7 e 8 | 07/04 | 07/05 | 09/06 | 09/07 | 11/08 | 14/09 |
| 9 e 0 | 08/04 | 08/05 | 10/06 | 10/07 | 12/08 | 15/09 |
Leia mais: Quer fugir do IPVA? Fiat Uno é o carro isento mais buscado do país
Para pagar o IPVA 2026, é necessário emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) através do site da Sefaz-ES ou pelo portal Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
Siga o Times | CNBC no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Siga o Times | CNBCLeia também:
Os boletos estão disponíveis desde 1º de janeiro de 2026. Nesse sentido, vale reforçar que, no Espírito Santo, a fatura não é enviada em forma física. Portanto, é necessário checar os canais digitais da Sefaz-ES ou do Detran-ES.
Além disso, o IPVA 2026 do ES pode ser pago pela leitura de código de barras ou digitação do número do código, bem como via PIX.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Zapping | Novos Streamings
Maiores Audiências
1
Master Capixaba: justiça suspende reunião da Apex Partners que decidiria impedimento de voto do fundador
2
DENÚNCIA: Instituto Lula recebeu propina de Vorcaro em troca de negócios com o governo; PGR e PF dão outras versões
3
Caso Master: mensagens de Vorcaro revelam negócios com filha de Otto Alencar e aliado de Jaques Wagner, ex-ministro de Lula
4
Fachin anuncia que vai arquivar inquérito das fake news, aberto há mais de 7 anos
5
Herdeiros de Michael Jackson gastam quase R$ 100 milhões em apenas um ano