Governo Federal anuncia lançamento do 2º Leilão Eco Invest
Publicado 28/04/2025 • 14:57 | Atualizado há 3 horas
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Companhias aéreas indianas não podem voar pelo espaço aéreo do Paquistão. Veja como isso está afetando os voos
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
De gigantes da mineração a grandes players do setor de petróleo, empresas estão aderindo ao “hidrogênio branco”
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 28/04/2025 • 14:57 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Leilão do governo busca financiar projetos de recuperação de terras degradadas
Unsplash
O Governo Federal anunciou o lançamento do 2º Leilão Eco Invest, que busca mobilizar recursos para financiar projetos de recuperação de terras degradadas e promover a conversão dessas áreas em sistemas produtivos sustentáveis.
De acordo com o Ministério da Fazenda, o objetivo é recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas, nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. O Bioma Amazônico, vai ser abordado em leilão exclusivo, previsto para os próximos meses.
Este é o segundo leilão do programa Eco Invest – coordenado conjuntamente pelos ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) – que integra o Novo Brasil – Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda, uma estratégia voltada à transição da economia brasileira por meio da bioeconomia, da indústria verde e das finanças sustentáveis.
O leilão vai ser realizado com a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O foco do leilão é atrair capital privado por meio de instituições financeiras locais, para financiar projetos que promovam a conversão de terras degradadas em sistemas produtivos sustentáveis. Esses projetos deverão seguir critérios ambientais rigorosos, incluindo a recuperação do solo e a preservação ambiental.
Atualmente, cerca de 280 milhões de hectares no Brasil são usados para a agropecuária, sendo 165 milhões de hectares de pastagens, dos quais 82 milhões estão degradados. A meta do Governo é recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens nos próximos dez anos.
Para este leilão, a expectativa é recuperar 1 milhão de hectares em terras degradadas nos biomas já mencionados.
O leilão será realizado no modelo de financiamento parcial (Blended Finance), no qual os recursos públicos do Eco Invest atuarão como capital catalisador para atrair investimentos privados. Cada lance será avaliado com base no nível de alavancagem proposto e no volume de hectares a serem recuperados, sendo exigido um valor mínimo de R$ 100 milhões.
Leia mais:
Brics Brasil: países firmam parceria para restauração de terras degradadas
Também será possível (e incentivado) criar Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) para estruturar as operações, viabilizando o surgimento de novos veículos financeiros dedicados a temática e atraindo ainda mais capital ao programa.
A expectativa é de alavancar até R$ 10 bilhões em investimentos totais para a recuperação de terras.
O Governo Federal também está lançando nesta segunda-feira (8) o Programa Caminho Verde Brasil, com a proposta de recuperar 40 milhões de hectares de áreas degradadas, em dez anos, para serem utilizados exclusivamente na agricultura sustentável.
O Eco Invest Brasil vai financiar a primeira fase da iniciativa, que permitirá a recuperação de até 1 milhão de hectares. Para as próximas etapas, o Mapa está buscando recursos de investidores internacionais e de países interessados em promover o desenvolvimento sustentável.
O Tesouro Nacional lançou uma chamada de projetos online, permitindo que cooperativas, empresas e produtores organizados enviem suas propostas de projetos de recuperação de terras degradadas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Apagão atinge Espanha, Portugal e França
A agricultura não está se aproximando de uma crise de tarifas de guerra comercial, "ela já está em uma crise total", dizem os agricultores
Primeiros 100 dias de Trump são os piores para o mercado de ações desde Nixon
Secretário do Tesouro dos EUA, Bessent, diz que cabe à China 'desescalar' as tensões comerciais
China lança apoio ao emprego e sugere mais estímulos à medida que as tensões nos EUA aumentam