CNBC

CNBCxAI de Elon Musk será o primeiro cliente do data center da Nvidia

Notícias do Brasil

Lula diz que irá convencer Trump sobre importância da agenda climática

Publicado 19/11/2025 • 22:29 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Lula afirmou em coletiva na COP30 que ainda espera convencer o presidente dos EUA, Donald Trump, de que a pauta climática é séria; Trump não enviou representantes do governo americano à conferência.
  • O presidente mencionou que “um dia” pretende mudar a visão de Trump. O republicano retirou os EUA do Acordo de Paris, flexibilizou regras ambientais e estimulou combustíveis fósseis.
  • Lula não anunciou novas medidas na COP30, reforçou que o Brasil busca avançar em acordos climáticos e destacou a escolha de Belém como sede da conferência, além de elogiar a atuação da primeira-dama Janja.

Durante coletiva na COP30, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (19) que ainda espera convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a pauta climática “é séria” e de que o desenvolvimento verde precisa avançar. A Casa Branca decidiu não enviar representantes do governo federal americano para o encontro.

Lula comentou que “um dia” pretende mudar a visão de Trump sobre o tema. O governo americano, desde o início de seu mandato, retirou os EUA do Acordo de Paris, flexibilizou regras ambientais, estimulou novos projetos de combustíveis fósseis e reduziu incentivos às energias renováveis.

Leia mais:
Lula sanciona projeto que destina valor bilionário para defesa por fora do arcabouço fiscal
Lula edita decreto para validar Acordo de Complementação Econômica entre Mercosul e Panamá

Expectativas não atendidas na COP30

Apesar da expectativa de anúncios relevantes para financiamento climático ou transição energética durante sua passagem por Belém, Lula não apresentou novas medidas na coletiva. Ele reforçou que o Brasil busca “mostrar que é possível” avançar em acordos e convidar outros países a construir soluções conjuntas, ressaltando que cada nação mantém sua soberania no processo de negociação.

O presidente ainda defendeu a escolha de Belém como sede da conferência, dizendo que a COP na Amazônia ajuda a mostrar “a floresta como ela é” à comunidade internacional. Lula também elogiou a atuação da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante o evento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;