Lula encontra líderes no domingo, veja quais
Publicado 17/11/2024 • 10:36 | Atualizado há 6 meses
Médica descobre “nutriente da longevidade” e revela o alimento que consome todos os dias para manter a saúde em dia
Comida ‘ruim’ e segurança ‘frouxa: os bastidores do jantar de US$ 148 milhões do memecoin de Trump
Chances de recessão aumentaram depois que Trump aumentou as tensões comerciais, diz investidor
Como o boom de energia limpa nos EUA pode fracassar se o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump virar lei
United Airlines fecha acordo trabalhista com comissários de bordo, diz sindicato
Publicado 17/11/2024 • 10:36 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Lula durante discurso em painel do G20 Social
Tomaz Silva/Agência Brasil
Antes da largada do G20 no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo, dia 17, de reuniões fechadas com chefes de Estado e de governo que já chegaram ao Brasil.
Todos os encontros, individuais, ocorreram no Forte de Copacabana (veja abaixo uma lista dos encontros):
Além de assuntos bilaterais e de negócios entre o Brasil e esses países, o presidente deve tratar dos temas prioritários do G20 e da tentativa de finalizar as discussões, emperradas por questões geopolíticas e clima.
Na terça-feira, dia 19, a expectativa do Palácio do Planalto é que Lula faça as seguintes reuniões no Museu de Arte Moderna:
O G20 também precisa ainda aparar arestas relacionadas à mensagem que vão enviar sobre os conflitos globais, como a guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza. A solução encontrada até agora poupa de críticas diretas e nominais a Rússia e Israel, o que gerou insatisfação. O tema tende a entrar em pauta no domingo, já que Lula conversará com primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, presidente atual do G7, grupo aliado da Ucrânia.
Já África do Sul, Turquia, Egito e Emirados Árabes Unidos devem abordar a situação nos territórios palestinos, agora assunto no G20 por causa da guerra movida por Israel contra o grupo terrorista Hamas.
O presidente dedica o dia quase inteiro às discussões face a face com presidentes e primeiros-ministros, de países membros e convidados ao G20, grupo das 20 maiores economias do mundo. A única exceção é um compromisso com prefeitos, na iniciativa Urban 20, liderada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.