Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
39% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda controlam despesas de forma manual, diz pesquisa
Publicado 21/01/2025 • 08:34 | Atualizado há 6 meses
OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome
Nvidia alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado e torna-se a empresa mais valiosa da história
Linda Yaccarino deixa o cargo de CEO do X, de Elon Musk
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
Samsung lança três novos smartphones dobráveis enquanto enfrenta rivais chineses
Publicado 21/01/2025 • 08:34 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Registros no CNPJs vem crescendo no Brasil
Unsplash.
Uma grande parte das micro e pequenas empresas no Brasil ainda faz a gestão das despesas de forma manual.
Os dados são do 1º Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil, estudo inédito lançado nesta segunda-feira (20), pela Conta Simples, plataforma de gestão de despesas corporativas, e pela Visa, empresa global de tecnologia de pagamento. Confira alguns resultados:
Nas regiões Norte e Nordeste, o número de entrevistados que resistem em adotar soluções especializadas e que consideram “mais fácil fazer a gestão da forma que estão acostumados” é maior do que a média nacional, 70% e 67% respectivamente. Já o porcentual de empresas que avaliaram como desnecessário buscar uma plataforma de gestão de despesas foi maior na região Sul, com 55%.
Os números acionam um alerta sobre a realidade das áreas financeiras das empresas no Brasil, na avaliação de Taeli Klaumann, diretora financeira (CFO) da Conta Simples.
“Ainda hoje, muitas empresas fazem a gestão de despesas de forma arcaica, o que contribui para decisões tardias e baseadas em dados parciais. A falta de visibilidade ‘real-time’ compromete a tomada de decisões estratégicas”, afirmou Klaumann.
O estudo apontou ainda que os fatores que poderiam incentivar a implementação de plataformas de gestão são um bom custo-benefício (49%), seguido por linguagem simples (39%) e suporte acessível (36%).
A pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2024 pelo New Field Research. Foram entrevistados 1.524 empreendedores das cinco regiões do Brasil.
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Goldman Sachs: tarifa dos EUA contra o Brasil impacta Suzano e pressiona mercado de celulose
Tarifa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad
“Eu não tomo decisão com 39 graus de febre. Brasil vai usar canais da OMC e ouvir antes de decidir”, diz Lula sobre tarifas de Trump
Em jornais estrangeiros, Lula defende diplomacia e multilateralismo
Telefônica Brasil compra fatia da La Caisse na FiBrasil por R$ 850 milhões