CNBC

CNBCThomas Pritzker deixa a presidência do conselho da Hyatt após laços com Jeffrey Epstein

Notícias do Brasil

Polícia Federal faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades do STF e amplia tensão institucional

Publicado 17/02/2026 • 09:19 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Operação investiga possível vazamento de dados fiscais de ministros e familiares.
  • Medidas incluem tornozeleira, afastamento de função pública e retenção de passaportes.
  • Caso se conecta às apurações envolvendo o Banco Master e gera divergência no STF.
Agente da Polícia Federal em operação contra desvios na saúde no RN

Ilustração

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira de Carnaval (17), quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia no âmbito de uma investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal de ministros do Supremo Tribunal Federal e de seus familiares.

A operação foi autorizada pelo STF após representação da Procuradoria-Geral da República. Além das buscas, foram determinadas medidas cautelares, como monitoramento por tornozeleira eletrônica, afastamento de função pública, cancelamento de passaportes e proibição de saída do país dos investigados.

A apuração ocorre em um contexto de maior escrutínio sobre o uso e o acesso a informações sensíveis por órgãos de controle, tema que tem repercussão direta na percepção de segurança institucional.

Leia também: Caso Banco Master: defesa de Vorcaro nega pedido de nulidade no STF após troca de relator

Inquérito foi aberto de ofício por Moraes

Em janeiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes abriu de ofício um inquérito para investigar se houve quebra irregular de sigilo fiscal por parte da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

O foco é identificar se dados de autoridades e familiares foram acessados ou compartilhados fora dos procedimentos legais. Segundo interlocutores, a Receita Federal questiona a investigação e afirma que o acesso a informações sigilosas sem procedimento fiscal aberto é passível de demissão.

Ainda de acordo com fontes ouvidas, o órgão não possui acesso a dados de contratos privados, o que levanta dúvidas internas sobre a origem das informações divulgadas.

Leia também: Rastro de RS 35 mi: linha do tempo explica engenharia financeira que liga Master à família Toffoli

Caso tem relação com investigação do Banco Master

As suspeitas de vazamento surgiram após o avanço da Operação Compliance Zero, que investiga o Banco Master. A apuração ganhou dimensão depois da divulgação de um contrato envolvendo o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes.

O acordo, firmado em janeiro de 2024, previa a atuação do escritório na defesa de interesses do Banco Master e de seu controlador, Daniel Vorcaro, junto ao Banco Central, Receita Federal e Congresso Nacional. O contrato estabelecia pagamento mensal de R$ 3,6 milhões por três anos, o que poderia chegar a R$ 129 milhões até 2027.

A revelação ampliou a pressão sobre o caso e intensificou a necessidade de esclarecimento sobre a origem de informações consideradas sensíveis.

Leia também: Candidato ao TCU critica atuação da Corte após caso Master: “não é papel cuidar do sistema”

STF tem divergências sobre condução do caso Banco Master

Dentro do Supremo, há diferentes leituras sobre o alcance da investigação. Parte dos ministros defende que o inquérito é necessário para apurar eventuais irregularidades no uso de dados sigilosos por órgãos públicos.

Outro grupo avalia que a abertura da investigação pode ser interpretada como pressão sobre instituições de controle, o que pode gerar impactos institucionais.

O episódio ocorre em meio a outros desdobramentos do caso Banco Master, que já envolve discussões sobre competência, relatoria e limites de atuação das instituições, mantendo o tema no radar político e econômico.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;