Publicado 31/12/2024 • 18:25
KEY POINTS
Mais de 5,5 mil prefeitos assumem os cargos nesse começo de ano, sendo a maioria nesta quarta-feira (1º). Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Fernando Coelho, professor de administração pública, destacou que o sucesso desses futuros mandatos depende de uma transição bem planejada entre gestões, especialmente em cidades que enfrentaram alternância de poder.
“A transição é fundamental, como uma passagem de bastão, para evitar descontinuidade administrativa que possa prejudicar a população”, disse Coelho. “O foco inicial está nos primeiros 100 dias, período em que contratos essenciais devem ser renovados e emergências, como a dengue, precisam ser geridas com rapidez.”
O professor também observou que, embora as eleições municipais tradicionalmente abordam questões locais, como infraestrutura e serviços públicos, a influência de pautas nacionais tem crescido desde 2018.
“A polarização nacional está cada vez mais presente nos debates municipais, mas, uma vez passado o período eleitoral, é comum que a agenda política se adapte às demandas locais, como educação infantil e saúde primária, que são competências fundamentais das prefeituras”, disse.
Mais lidas
Vendas de celulares estrangeiros caem 47% na China, sinalizando problemas para a Apple
Bolsas da Europa recuam, futuros americanos estáveis; veja como está o mercado mundial nesta manhã
Transporte público: sete capitais começam ano com passagens mais caras
Biden bloqueia aquisição da U.S. Steel pela japonesa Nippon Steel, citando segurança nacional
Petrobras confirma acordo com Prio para uso de infraestrutura de gás natural