CNBC

CNBCGoogle libera Gemini no Chrome para todos os usuários em aposta para fortalecer busca por IA

Notícias da política brasileira

Lula avalia manter equipe de ministro demissionário até o fim da COP30

Publicado 19/09/2025 • 20:58 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a possibilidade de manter a equipe do ministro Celso Sabino (Turismo), que deixará o governo na próxima semana, até o fim da COP30.
  • De acordo com fontes do Palácio do Planalto, o presidente teme que outras mudanças na pasta possam impactar a realização do evento, marcado para novembro, em Belém.
  • Nesse cenário, a secretária-executiva Ana Carla Lopes pode assumir como ministra interina por cerca de dois meses. Nome de confiança de Sabino, a advogada é do Pará e está envolvida na organização da conferência. Até agora, porém, não há decisão tomada — até porque o PT está de olho na vaga a ser aberta na Esplanada.

Belém será a sede da COP30, em novembro.

Foto: Rafa Neddermeyer/Cop30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a possibilidade de manter a equipe do ministro Celso Sabino (Turismo), que deixará o governo na próxima semana, até o fim da COP30. De acordo com fontes do Palácio do Planalto, o presidente teme que outras mudanças na pasta possam impactar a realização do evento, marcado para novembro, em Belém.

Nesse cenário, a secretária-executiva Ana Carla Lopes pode assumir como ministra interina por cerca de dois meses. Nome de confiança de Sabino, a advogada é do Pará e está envolvida na organização da conferência. Até agora, porém, não há decisão tomada — até porque o PT está de olho na vaga a ser aberta na Esplanada.

Leia mais:
União Brasil dá 24 horas para ministro Celso Sabino e filiados deixarem cargos no governo
A dois meses da COP30, ministro do Turismo diz a Lula que vai entregar o cargo

A manutenção da equipe foi uma sugestão do próprio ministro, que se reuniu com Lula no Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira (19), para comunicar sua decisão de deixar o governo. Ele recebeu um ultimato do União Brasil, que exigiu de todos os filiados o desembarque da administração pública federal após uma série de desentendimentos com o presidente.

Celso Sabino avisou a Lula que deve entregar sua carta de demissão na próxima quinta-feira (25), quando os dois retornarem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. O “aviso prévio”, porém, não agradou à cúpula do União Brasil, que deseja uma saída imediata do ministro. O impasse será negociado ao longo do final de semana.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira