Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Maioria dos brasileiros acredita que Bolsonaro tentou dar golpe de Estado, aponta Datafolha
Publicado 18/12/2024 • 12:41 | Atualizado há 6 meses
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA
Atividade industrial da China cresce inesperadamente em junho, mostra pesquisa
Publicado 18/12/2024 • 12:41 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
Mais da metade dos brasileiros pensam que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para permanecer no cargo, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18). Outros 39% não acreditam na hipótese, enquanto 7% dizem não saber responder.
O resultado é semelhante ao de uma pesquisa realizada em março deste ano. A crença de que Bolsonaro teve intenção de dar um golpe oscilou negativamente, passando de 55% para um percentual menor, enquanto a percepção de sua inocência permaneceu estável (39%).
Em novembro, o ex-presidente foi indiciado no inquérito que apura a trama golpista ao lado de outras 39 pessoas, 28 delas militares. Bolsonaro nega as acusações e alega ser vítima de perseguição política. A Polícia Federal discorda.
A pesquisa Datafolha ainda aponta que 68% dos entrevistados acreditam que houve risco de golpe nos últimos meses de 2022. Entre eles, 43% consideram que o perigo foi grande, 17% avaliam como médio e 8% como pequeno. Por outro lado, 25% descartam essa possibilidade, enquanto 7% afirmam não saber.
O instituto Datafolha questionou 2.002 eleitores sobre o tema nos dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.