CNBC
Paris Hilton durante a 11ª Cerimônia do Prêmio Revelação no Hangar Barker, em 5 de abril de 2025.

CNBCO critério ‘incontestável’ de Paris Hilton para contratar em sua marca global

Notícias da política brasileira

Maioria dos brasileiros não acredita que Trump possa reverter inelegibilidade de Bolsonaro, aponta Genial/Quaest

Publicado 28/07/2025 • 11:02 | Atualizado há 4 meses

KEY POINTS

  • A maioria dos brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha poder para influenciar a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil, aponta pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28).
  • A pesquisa questionou diretamente os entrevistados: “Trump é capaz de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro?”, e 59% responderam que não.
Imagem de arquivo - 7 de março de 2020. O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante um jantar no Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

JIM WATSON / AFP

Imagem de arquivo - 7 de março de 2020. O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante um jantar no Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

A maioria dos brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha poder para influenciar a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil, aponta pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28).

A pesquisa questionou diretamente os entrevistados: “Trump é capaz de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro?”, e 59% responderam que não.

Leia mais:

Trump pode aumentar tarifas se vínculo com Bolsonaro se confirmar, diz economista do Ibmec

Trump ameaça Brics e defende hegemonia do dólar: “Se perdermos isso, é como perder uma guerra mundial”

“Querem me tirar do jogo político”, diz Bolsonaro sobre inquérito do 8 de Janeiro

Apenas 31% disseram acreditar que a interferência do presidente americano seria capaz de reverter a situação de Bolsonaro na Justiça Eleitoral, enquanto 10% não souberam responder.

Desde junho de 2023, Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.

Declarações de Trump sobre Bolsonaro

Em 17 de junho, Trump enviou uma carta endereçada a Bolsonaro. Publicado em sua página oficial na rede Truth Social, o documento traz o timbre da Casa Branca e expressa apoio político a Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Na carta, Trump afirma ter acompanhado o processo judicial contra Bolsonaro e pede o encerramento imediato do julgamento. “Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto. Esse julgamento deveria acabar imediatamente!”, escreveu o presidente norte-americano.

Já em julho, o presidente dos Estados Unidos voltou a usar as redes sociais para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump republicou a postagem feita no dia anterior, em que escreveu: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”

Em meio a ameaças de impor tarifas a países do BRICS, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre a política brasileira. Na postagem, Trump classificou Bolsonaro como um “líder forte” e um “negociador muito duro em acordos comerciais”, além de afirmar que o ex-presidente brasileiro “realmente amava seu país”.

Em tom eleitoral, Trump também destacou que a eleição de Bolsonaro foi apertada e que “agora, ele lidera nas pesquisas”. Segundo o norte-americano, as ações contra o ex-mandatário brasileiro representam “um ataque a um adversário político”.


📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;