CNBC
Lideranças femininas podem trazer mais inovação para empresas, diz executiva da VR.

CNBC Concorrência por talentos eleva salários e bônus em escritórios de gestão familiar

Notícias da política brasileira

Maioria dos brasileiros não acredita que Trump possa reverter inelegibilidade de Bolsonaro, aponta Genial/Quaest

Publicado 28/07/2025 • 11:02 | Atualizado há 5 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A maioria dos brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha poder para influenciar a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil, aponta pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28).
  • A pesquisa questionou diretamente os entrevistados: “Trump é capaz de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro?”, e 59% responderam que não.
Imagem de arquivo - 7 de março de 2020. O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante um jantar no Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

JIM WATSON / AFP

Imagem de arquivo - 7 de março de 2020. O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante um jantar no Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

A maioria dos brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha poder para influenciar a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil, aponta pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28).

A pesquisa questionou diretamente os entrevistados: “Trump é capaz de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro?”, e 59% responderam que não.

Leia mais:

Trump pode aumentar tarifas se vínculo com Bolsonaro se confirmar, diz economista do Ibmec

Trump ameaça Brics e defende hegemonia do dólar: “Se perdermos isso, é como perder uma guerra mundial”

“Querem me tirar do jogo político”, diz Bolsonaro sobre inquérito do 8 de Janeiro

Apenas 31% disseram acreditar que a interferência do presidente americano seria capaz de reverter a situação de Bolsonaro na Justiça Eleitoral, enquanto 10% não souberam responder.

Desde junho de 2023, Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.

Declarações de Trump sobre Bolsonaro

Em 17 de junho, Trump enviou uma carta endereçada a Bolsonaro. Publicado em sua página oficial na rede Truth Social, o documento traz o timbre da Casa Branca e expressa apoio político a Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Na carta, Trump afirma ter acompanhado o processo judicial contra Bolsonaro e pede o encerramento imediato do julgamento. “Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto. Esse julgamento deveria acabar imediatamente!”, escreveu o presidente norte-americano.

Já em julho, o presidente dos Estados Unidos voltou a usar as redes sociais para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump republicou a postagem feita no dia anterior, em que escreveu: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”

Em meio a ameaças de impor tarifas a países do BRICS, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre a política brasileira. Na postagem, Trump classificou Bolsonaro como um “líder forte” e um “negociador muito duro em acordos comerciais”, além de afirmar que o ex-presidente brasileiro “realmente amava seu país”.

Em tom eleitoral, Trump também destacou que a eleição de Bolsonaro foi apertada e que “agora, ele lidera nas pesquisas”. Segundo o norte-americano, as ações contra o ex-mandatário brasileiro representam “um ataque a um adversário político”.


📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira