CNBC

CNBCEXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem

Notícias da política brasileira

Tarifaço: Mauro Vieira viaja aos EUA para preparar terreno e tentar destravar impasse comercial entre Lula e Trump

Publicado 13/10/2025 • 19:15 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viaja aos Estados Unidos nesta semana para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
  • O chanceler acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Roma e ao Vaticano nesta segunda-feira (13) e, em vez de retornar ao Brasil, seguirá diretamente de Roma para Washington, onde ocorrerá a reunião com Rubio para discutir a crise diplomática entre os dois governos.
  • A nova reunião entre Vieira e Rubio funciona como prévia do futuro encontro entre Lula e Donald Trump, previsto para ocorrer na Malásia, entre 26 e 27 de outubro.

Fátima Meira/Enquadrar

O chanceler Mauro Vieira e o presidente Lula

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viaja aos Estados Unidos nesta semana para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O chanceler acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Roma e ao Vaticano nesta segunda-feira (13) e, em vez de retornar ao Brasil, seguirá diretamente de Roma para Washington, onde ocorrerá a reunião com Rubio para discutir a crise diplomática entre os dois governos.

A programação ainda não foi oficializada, mas o encontro será liderado pelos chanceleres e contará com integrantes das duas equipes diplomáticas. Estão na pauta temas de interesse econômico-comercial e outras prioridades regionais. Para integrantes do Planalto, as discussões podem incluir, além do tarifaço e das sanções a autoridades brasileiras, um possível acordo na exploração de minerais críticos — com foco em reservas nacionais de terras raras —, além de planos de regulação das big techs no Brasil e a crise na Venezuela.

O presidente Lula já pediu a Trump a revogação da sobretaxa de 40% sobre as exportações brasileiras aos EUA, bem como a suspensão das punições com cassação de vistos e da Lei Magnitsky.

Vieira viaja acompanhado de assessores próximos, e parte da equipe já se deslocou de Brasília para participar da reunião no Departamento de Estado. Em telefonema na quinta-feira passada, Rubio convidou o chanceler brasileiro para liderar a conversa entre as equipes de governo — o que confere caráter político ao encontro em Washington.

Filho de imigrantes cubanos, Rubio conversou com Vieira por cerca de 15 minutos, em espanhol, como revelou o Estadão, para ajustar a agenda da reunião. A conversa ocorreu por ordem de Trump, que há uma semana indicou a Lula e a seus ministros que Rubio seria o interlocutor oficial para tratar da relação com o Brasil.

Antes disso, o governo brasileiro manteve contatos reservados com outros interlocutores, especialmente com o enviado especial para Missões Especiais, Richard Grenell. Como também revelou o Estadão, Grenell recebeu o assessor especial Celso Amorim em Nova York, um dia antes do primeiro encontro entre Lula e Trump nas Nações Unidas, e viajou sigilosamente ao Rio de Janeiro, onde se reuniu com Vieira e telefonou a Amorim.

O chanceler já havia se encontrado com Rubio em 30 de julho, em um escritório de advocacia em Washington, nas proximidades da Casa Branca.

A nova reunião entre Vieira e Rubio funciona como prévia do futuro encontro entre Lula e Donald Trump, previsto para ocorrer na Malásia, entre 26 e 27 de outubro. Os dois presidentes também manifestaram disposição para se reunir novamente, seja no Brasil ou nos Estados Unidos.

Ambos foram convidados para a Cúpula da Asean, bloco econômico do Sudeste Asiático, e planejam estar em Kuala Lumpur na mesma oportunidade. Assim, desenha-se um roteiro diplomático progressivo: o breve encontro nos bastidores da ONU, o telefonema presidencial, a reunião entre os chanceleres e, por fim, a preparação de um encontro bilateral de trabalho entre os presidentes.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;