CNBC

CNBCPrincipais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são

Notícias do Brasil

Por que o Banco Master está sendo acusado de lavagem de dinheiro? Entenda

Publicado 18/01/2026 • 19:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Na segunda fase da Operação Compliance Zero, a Polícia Federal aponta que o Banco Master tenha cometido, pelo menos, cinco crimes;
  • Dentre eles: lavagem de dinheiro, crime previsto na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998;
  • O esquema do Banco Master se apoiava em empresas e pessoas que, formalmente, apareciam como clientes, investidores ou contrapartes distintas do banco,
  • Mas que, na prática, tinham vínculos societários, familiares ou de influência direta com os controladores, ou gestores.
fachada do Banco Master

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil via Fotos Públicas

A investigação identificou transações que exploraram ativos sem liquidez e com preços artificialmente inflados

Após a Polícia Federal realizar no último dia 14 de janeiro a segunda fase da Operação Compliance Zero para investigar, novamente, o Banco Master, acredita-se que o grupo investigado tenha cometido, pelo menos, cinco crimes.

Dentre eles: lavagem de dinheiro. Além de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, induzimento ou manutenção em erro de investidor, uso de informação privilegiada e manipulação de mercado.

O que é lavagem de dinheiro?

De acordo com o Governo Federal, o crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 “caracteriza-se por um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, de modo transitório ou permanente, de recursos, bens e valores de origem ilícita e que se desenvolvem por meio de um processo dinâmico que envolve, teoricamente, três fases independentes que, com frequência, ocorrem simultaneamente”.

O processo de lavagem de dinheiro ocorre em três fases: colocação, ocultação e integração, onde o dinheiro é inserido no sistema, disfarçado e reintroduzido como legítimo. As formas mais comuns incluem o uso de empresas ou pessoas de fachada (conhecidas popularmente como “laranjas”), fragmentação de grandes quantias e transações em paraísos fiscais.

Banco Master e lavagem de dinheiro

O esquema do Banco Master se apoiava em empresas e pessoas que, formalmente, apareciam como clientes, investidores ou contrapartes distintas do banco, mas que, na prática, tinham vínculos societários, familiares ou de influência direta com os controladores ou gestores.

Essas entidades negociavam entre si como se fossem agentes independentes, quando, na verdade, estavam coordenadas. Para o regulador, à primeira vista, eram operações normais; por dentro, eram circulares.

O dinheiro girava entre essas empresas ligadas ao mesmo núcleo de controle. Um recurso saía de uma empresa “A”, passava pelo banco ou por instrumentos financeiros intermediários, e retornava a uma empresa “B” do mesmo grupo ampliado. No papel, parecia captação, investimento ou crédito. Na prática, o risco não saía do mesmo perímetro econômico, apenas mudava de endereço contábil.

Em vez de grandes operações únicas, os fluxos eram quebrados em múltiplas transações menores, distribuídas no tempo e entre diferentes CNPJs e CPFs relacionados. Isso reduz a chance de disparar alertas automáticos de lavagem de dinheiro ou de concentração excessiva de risco, que costumam olhar valor, frequência e recorrência isoladamente.

A investigação identificou transações que exploraram ativos sem liquidez e com preços artificialmente inflados, aproveitando-se de falhas nos mecanismos de precificação e supervisão.

Como afirma o ministro do STF Dias Toffolios apontamentos indicam uso de fundos de investimento em uma intrincada rede de entidades conectadas entre si por vínculos societários, familiares ou funcionais para fraudar o sistema financeiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;