ANÁLISE: Preço da carne bovina deve continuar pressionado até ano que vem. Culpa da China?
Publicado 20/11/2024 • 10:45 | Atualizado há 4 meses
Pioneiro no compartilhamento de música há mais de 25 anos, Napster é comprado por US$ 207 milhões
Gigante de softwares SAP se torna a empresa mais valiosa da Europa em meio ao boom do mercado de ações alemão
FBI cria força-tarefa contra ameaças à Tesla: “Isso é terrorismo doméstico”
O ‘erro fatal’ que a maioria das pessoas comete ao iniciar um negócio, segundo professor de Stanford
Especialista em carreiras revela o principal erro que os candidatos cometem com IA: ‘Pode destruir suas chances’
Publicado 20/11/2024 • 10:45 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O preço da carne bovina está em alta e o impacto direto para o consumidor brasileiro vai ser sentido principalmente durante as festividades de fim de ano. O aumento é impulsionado por fatores do mercado de exportação e valor de produção, elevando o custo da carne bovina em até 20%.
Em entrevista ao jornal “Agora”, Felipe Vasconcelos, sócio da gestora Equus Capital, explicou que o grande culpado é o mercado chinês. “A China tem gradativamente aumentado a sua demanda por proteína animal e, principalmente, a carne bovina, que se destaca como um dos principais produtos de exportação brasileira para esse mercado”, disse.
Com o aumento do câmbio e dos custos de produção, esse preço ficou maior do que os analistas previam. “Com isso, o produtor rural vai tentar vender para quem paga mais. E, nesse momento, quem cumpre esse papel é a China”, explicou Vasconcelos. “Isso faz com que a oferta de carne bovina no mercado local diminua e, consequentemente, o preço aumente.”
Segundo o especialista, nos últimos dez anos ou mais, “qualquer coisa que acontece na economia, a ‘culpa’ é sempre da China.” Por exemplo, se o país aumenta a demanda, o preço sobe. Caso a China diminuia, o preço desce. E nesse caso não é diferente. “Ou seja, os preços deverão continuar pressionados, pelo menos até o começo do ano que vem.”
A carne bovina é considerada uma carne premium. Naturalmente, se ela sobe, acontece uma migração para os outros tipos de proteína. Então, segundo o especialista, é de se esperar que aconteça um aumento do preço desses produtos também, “mas provavelmente em uma magnitude um pouco menor e daqui um tempo.”