Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Previsto para 2026, Rodoanel Norte de SP pode estar defasado, diz especialista
Publicado 04/03/2025 • 17:41 | Atualizado há 4 meses
China e EUA confirmam detalhes de seu acordo comercial, diz Pequim
Ações da Nike sobem 17% após CEO acalmar investidores e dizer que recuperação está no horizonte
O que sabemos até agora sobre o casamento luxuoso de Jeff Bezos, em Veneza, repleto de estrelas e avaliado em R$ 275 milhões
Governador da Califórnia processa a Fox News e pede indenização de US$ 787 milhões por difamação
Suprema Corte limita juízes de suspender ordem de cidadania por direito de nascença; Trump celebra
Publicado 04/03/2025 • 17:41 | Atualizado há 4 meses
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O trecho norte do Rodoanel de São Paulo está com cerca de um terço das obras concluídas. A construção, iniciada em 2013, sofreu várias interrupções e foi totalmente paralisada em 2018, sendo retomada em abril do ano passado.
Com 43,8 km de extensão, o trecho é o último a ser construído e vai completar a interligação de todo o grande anel viário que circunda a capital paulista. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.
O investimento, de R$ 3,4 bilhões, inclui 107 obras, sendo 44 pontes e 63 viadutos, além de sete túneis duplos. O Rodoanel Norte passa pela capital paulista, Arujá e Guarulhos. O principal objetivo é desviar grande parte do trânsito das marginais Tietê e Pinheiros.
O governo paulista também alega que foi necessária uma revisão no traçado original, que afetava áreas de preservação ambiental. Com a conclusão, serão interligados o trecho sul e o leste, fechando o anel viário de 177 quilômetros, cuja construção começou há 27 anos — em 1998.
O novo trecho terá pedágios sem cabine, no sistema free-flow — os veículos não precisarão parar ou reduzir a velocidade.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o engenheiro civil Ivan Carlos Maglio, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), disse que o Rodoanel “continua sendo muito importante”, mas alertou que a obra iniciada há 27 anos pode já não ser suficiente.
“Toda obra tem um tempo de saturação e ela pode estar mais próxima”, afirmou. Para o especialista, o ideal seria dar mais ênfase ao transporte ferroviário de cargas com a construção do Ferroanel Norte.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Gilmar Mendes vira relator de ação contra derrubada do IOF, mas propõe redistribuição para Moraes; entenda
Apple e Meta podem enfrentar multas diárias da UE a partir da próxima semana
O que sabemos até agora sobre o casamento luxuoso de Jeff Bezos, em Veneza, repleto de estrelas e avaliado em R$ 275 milhões
"Se as plataformas não removerem conteúdos graves, estarão sujeitas a sanções", explica Arthur Igreja sobre Marco Civil da Internet
De onde virá o aço verde? A resposta de Gustavo Pimenta, CEO da Vale