CNBC
Buffet passará a liderança da Berkshire Hathaway para Greg Abel no fim do ano.

CNBCBerkshire Hathaway aumenta salário de substituto de Buffett; veja valor

Mundo

Prisão de Maduro provoca reações no Brasil; veja o que dizem possíveis candidatos à Presidência

Publicado 05/01/2026 • 10:45 | Atualizado há 19 horas

KEY POINTS

  • Enquanto Estados Unidos e Venezuela disputam por Nicolás Maduro e petróleo, diversos políticos brasileiros utilizam a situação para mostrar seus posicionamentos políticos.
  • De um lado, há quem encare o ataque e o cenário atual como algo a se celebrar, pela “libertação” dos venezuelanos.
  • De outro, há preocupação e incredulidade, temendo o fim de dias estáveis na América Latina. 
O presidente Nicolás Maduro segura um mapa da Venezuela em evento federal.

Foto: divulgação/Prensa Presidencial Venezuela.

Enquanto Estados Unidos e Venezuela disputam por Nicolás Maduro e petróleo, diversos políticos brasileiros utilizam a situação para mostrar seus posicionamentos políticos.

De um lado, há quem encare o ataque e o cenário atual como algo a se celebrar, pela “libertação” dos venezuelanos. De outro, há preocupação e incredulidade, temendo o fim de dias estáveis na América Latina

Confira os posicionamentos do presidente e pré-candidato à eleição de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva, bem como de outros pré-candidatos – entre eles, Flávio Bolsonaro, Eduardo Leite, Romeu Zema e Ratinho Júnior, que compõem a oposição. 

Leia mais: Captura de Maduro levou 47 segundos e Trump assistiu tudo ao vivo; veja os detalhes

O que pensam os políticos brasileiros sobre a prisão de Maduro

Luiz Inácio “Lula” da Silva

Atualmente, o presidente e futuro candidato à eleição de 2026, Lula (PT), afirma que a ação do governo americano ultrapassou “uma linha inaceitável”.

Isso porque, de modo geral, o cenário é encarado como uma ameaça à estabilidade da América Latina, que atualmente não está envolvida em conflitos armados – portanto, considerada uma “zona de paz”. 

Leia mais: Por que o governo Maduro é alvo constante de crises e controvérsias internacionais? Entenda

Eduardo Leite

Quem também teme as ações do governo americano é Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à eleição presidencial de 2026. Nesse sentido, ele reitera que, embora o regime de Nicolás Maduro seja “inadmissível”, a intervenção dos Estados Unidos também é. 

“Diante dos graves acontecimentos na Venezuela, com a invasão pelos Estados Unidos e a captura do presidente Maduro, manifesto minha profunda preocupação com a escalada de tensão em nossa região. […] Nossa América Latina precisa de paz e cooperação, não de intervenções armadas”, disse em texto publicado em seu perfil oficial na rede social X, antigo Twitter. 

Flávio Bolsonaro

Por outro lado, para Flávio Bolsonaro (PL), a captura de Maduro não foi uma invasão americana, mas sim uma “libertação” da Venezuela contra o regime ditatorial. 

Conforme publicado em seu perfil na rede X, “a Venezuela tornou-se um dos exemplos mais extremos de como um regime autoritário pode destruir uma nação”, apontou o senador. “Maduro utilizava o território venezuelano como rota estratégica para a distribuição de drogas para diversos países”, completou. 

Ronaldo Caiado

Nesse sentido, Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, também compartilha da visão. Em publicação na rede social X, clamou que “este 3 de janeiro entre para a história como o dia da libertação do povo venezuelano, oprimido há mais de 20 anos pela narcoditadura chavista. Que a democracia, a liberdade e a prosperidade se instalem no país”. 

Ratinho Júnior

Na mesma linha, está Ratinho Junior (PSD), que parabenizou o governo americano pela operação, visto que “estava sendo oprimido há décadas por tiranos antidemocráticos”, de acordo com seu post no X. 

Romeu Zema

Por fim, Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, postou no X que espera que “ a queda de Maduro sirva para que o povo venezuelano finalmente reencontre a paz, estabilidade e o caminho do desenvolvimento”.

Para o político, o regime chavista e o governo de Nicolás Maduro isolaram a Venezuela, de forma que “mostrou os efeitos trágicos de regimes autoritários”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;