CNBC

CNBCPayPal pretende formar banco de empréstimos a pequenas empresas; entenda

Notícias do Brasil

Promotores dizem que ex-presidente sul-coreano tentou provocar a Coreia do Norte para justificar adoção de lei marcial

Publicado 15/12/2025 • 08:59 | Atualizado há 16 horas

KEY POINTS

  • Yoon e comandantes militares tentaram atrair (lure) a Coreia do Norte para iniciar (mounting) uma agressão armada contra o Sul.
  • Mas isso falhou, já que o Norte não recorreu à força militar.
  • O procurador especial indiciou 24 pessoas, incluindo Yoon e 5 membros do gabinete, por acusações de insurreição.
Uma mulher segura placa que diz "Yoon Suk Yeol deve renunciar" durante uma vigília contra o presidente da Coreia do Sul, em 2024

Uma mulher segura placa que diz "Yoon Suk Yeol deve renunciar" durante uma vigília contra o presidente da Coreia do Sul, em 2024

PHILIP FONG/AFP

Para justificar a imposição de lei marcial, o ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, tentou provocar a vizinha Coreia do Norte a tomar ação militar, alegaram promotores sul-coreanos na segunda-feira, de acordo com a mídia local.

Em declarações a repórteres, o procurador especial Cho Eun-suk disse que Yoon e seus comandantes militares tentaram atrair a Coreia do Norte para iniciar uma agressão armada contra o Sul, mas isso falhou, já que Pyongyang não recorreu à força militar.

Cho e sua equipe indiciaram 24 pessoas, incluindo Yoon e 5 membros do gabinete, por acusações de insurreição após uma investigação de 6 meses.

No início deste mês, o presidente sul-coreano Lee Jae Myung havia dito no aniversário de um ano da declaração de lei marcial de curta duração de Yoon, que o envio de balões de lixo pela Coreia do Norte para a Coreia do Sul pode ter sido provocado pelas ações de Seul, embora ele não tenha detalhado na época.

Saiba mais:

Trump e Xi Jinping se reúnem na Coreia do Sul e prometem nova fase de cooperação entre EUA e China

Trump anuncia que Coreia do Sul pagará US$ 350 bilhões aos EUA em troca da redução de tarifas de importação

CEO da Nvidia, Jensen Huang, inicia viagem estratégica à Coreia do Sul — veja os possíveis planos

Lee também havia prometido “responsabilização estrita” para os autores por trás da tentativa fracassada de lei marcial, com investigações e julgamentos ainda em andamento.

Em julho, a Reuters noticiou que o procurador especial havia tentado deter o chefe de uma unidade militar de drones, sob acusações de que Yoon havia ordenado uma operação secreta de drone na Coreia do Norte para aumentar as tensões entre os dois países.

Cho também disse que Yoon havia arquitetado um plano em outubro de 2023 para suspender os poderes do parlamento da Coreia do Sul e substituí-lo por um órgão legislativo de emergência.

O veículo de mídia sul-coreano Yonhap também noticiou que Yoon tentou distorcer os resultados da eleição geral de abril de 2024, perdida por seu partido no poder, como fraude eleitoral liderada por forças antiestatais.

A eleição de 2024 viu o então Partido Democrático de oposição, liderado por Lee, manter sua maioria na Assembleia Nacional.

Após ser destituído do cargo em abril, Yoon foi acusado de insurreição, o que acarreta a pena máxima de morte.

Promotores sul-coreanos também teriam solicitado uma pena de prisão de 15 anos para o ex-Primeiro-Ministro Han Duck-soo. Outros altos funcionários, incluindo o ministro da defesa de Yoon e o ex-chefe do National Intelligence Service, também foram presos em conexão com a tentativa de impor o regime militar.

Em 3 de dezembro do ano passado, Yoon havia declarado abruptamente lei marcial em um discurso noturno, antes que parlamentares — incluindo membros de seu próprio partido — se apressassem para anular (overturn) sua ordem. Yoon retirou seu decreto 6 horas após seu anúncio.A imposição da lei marcial levou a moções de impeachment contra Yoon, o que resultou em seu impeachment em 14 de dezembro do ano passado e destituição do cargo (removal from office) em 4 de abril.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;