Sidônio Palmeira assume Secom e promete redefinir a comunicação pública
Publicado 14/01/2025 • 13:02 | Atualizado há 3 meses
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 14/01/2025 • 13:02 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, foi empossado nesta terça-feira (14) em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Palmeira assume o cargo em substituição ao ex-ministro Paulo Pimenta.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e de outros ministros, como Rui Costa (Casa Civil), além de parlamentares e jornalistas.
Em seu primeiro discurso como ministro, Sidônio Palmeira afirmou que a comunicação será uma ferramenta essencial para conectar o governo à sociedade, além de combater a desinformação que afeta a democracia e fomenta o ódio nas plataformas digitais.
“Nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo, mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta. Precisamos ampliar a nossa concepção do papel da comunicação nesse novo mundo. A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais”, afirmou Palmeira.
Publicitário e marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Palmeira destacou a responsabilidade de assumir o cargo e agradeceu ao presidente pela confiança. “Aceitar um convite é aceitar que o desconhecido reserva algo precioso a ser vivido”, disse.
Palmeira também criticou a disseminação de mentiras nas redes sociais, que, segundo ele, fomentam o negacionismo, a xenofobia e a violência. “Encaro a missão da comunicação como guardiã da democracia, sobretudo no combate à desinformação”, afirmou.
O novo secretário citou a importância de medidas como a transparência das redes sociais e a defesa da soberania nacional diante do que chamou de “faroeste digital”. “A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, finalizou Palmeira.
Em discurso de despedida, Pimenta ressaltou a importância da Secretaria de Comunicação (Secom) no enfrentamento das fake news. Segundo ele, as mentiras disseminadas nas redes se tornaram um “modus operandi” da extrema direita global e representam um desafio diário à democracia.
“Tenho absoluta convicção de que nós vamos dar um salto na qualidade desse trabalho, porque conheço o Sidônio, sei as pessoas que estão vindo para cá com ele, e sei da capacidade que ele tem para nesse momento cumprir essa tarefa com brilhantismo e maestria, e eu me sinto muito feliz em poder ser sucedido por ele”, disse Pimenta, que agradeceu ao presidente Lula pela oportunidade de servir no governo.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
Cyrela, Bradespar e Engie anunciam pagamento de dividendos; veja valores por ação
Trump exige que barcos dos EUA tenham trânsito livre em canais de Panamá e Suez
Putin está pronto para negociações com a Ucrânia 'sem condições prévias'
Quando começa o conclave? Confira os passos para a escolha do próximo papa
Ex-CEO do Hurb é preso por furto de hotel e shopping no Rio