Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sidônio Palmeira assume Secom e promete redefinir a comunicação pública
Publicado 14/01/2025 • 13:02 | Atualizado há 1 ano
Ações da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata
Google supera expectativas de receita e projeta aumento significativo nos gastos com IA
China intensifica ameaças após decisão sobre o Canal do Panamá que deu vitória importante a Trump
Walmart atinge valor de mercado de US$ 1 trilhão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce
O que os ciclos passados do ouro dizem sobre o futuro do metal
Publicado 14/01/2025 • 13:02 | Atualizado há 1 ano
KEY POINTS
O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, foi empossado nesta terça-feira (14) em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Palmeira assume o cargo em substituição ao ex-ministro Paulo Pimenta.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e de outros ministros, como Rui Costa (Casa Civil), além de parlamentares e jornalistas.
Em seu primeiro discurso como ministro, Sidônio Palmeira afirmou que a comunicação será uma ferramenta essencial para conectar o governo à sociedade, além de combater a desinformação que afeta a democracia e fomenta o ódio nas plataformas digitais.
“Nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo, mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta. Precisamos ampliar a nossa concepção do papel da comunicação nesse novo mundo. A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais”, afirmou Palmeira.
Publicitário e marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Palmeira destacou a responsabilidade de assumir o cargo e agradeceu ao presidente pela confiança. “Aceitar um convite é aceitar que o desconhecido reserva algo precioso a ser vivido”, disse.
Palmeira também criticou a disseminação de mentiras nas redes sociais, que, segundo ele, fomentam o negacionismo, a xenofobia e a violência. “Encaro a missão da comunicação como guardiã da democracia, sobretudo no combate à desinformação”, afirmou.
O novo secretário citou a importância de medidas como a transparência das redes sociais e a defesa da soberania nacional diante do que chamou de “faroeste digital”. “A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, finalizou Palmeira.
Em discurso de despedida, Pimenta ressaltou a importância da Secretaria de Comunicação (Secom) no enfrentamento das fake news. Segundo ele, as mentiras disseminadas nas redes se tornaram um “modus operandi” da extrema direita global e representam um desafio diário à democracia.
“Tenho absoluta convicção de que nós vamos dar um salto na qualidade desse trabalho, porque conheço o Sidônio, sei as pessoas que estão vindo para cá com ele, e sei da capacidade que ele tem para nesse momento cumprir essa tarefa com brilhantismo e maestria, e eu me sinto muito feliz em poder ser sucedido por ele”, disse Pimenta, que agradeceu ao presidente Lula pela oportunidade de servir no governo.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
1
Morre o influenciador Henrique Maderite, aos 50 anos
2
Patria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes
3
Em apenas 5 dias de fevereiro, Bitcoin já acumula uma das piores sequências de queda da sua história
4
Quem é a Patria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
5
Anfavea divulga queda de produção em janeiro, mas celebra fim de isenção para BYD