CNBC
Novo Nordisk reduz preço do Wegovy

CNBCPor que as negociações de preços do Medicare importam para Novo Nordisk, AstraZeneca e outras farmacêuticas europeias

Notícias do Brasil

STF suspende ações de indenizações por atraso e cancelamento de voos

Publicado 26/11/2025 • 21:05 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O ministro Dias Toffoli determinou a suspensão nacional de ações judiciais que pedem indenização por atrasos e cancelamentos de voos causados por força maior, como mau tempo, até decisão final do STF.
  • A medida atende a um recurso da Azul, condenada no Rio de Janeiro, e busca lidar com o aumento da litigiosidade e decisões conflitantes envolvendo pedidos de indenização de passageiros.
  • Toffoli afirmou que o setor enfrenta insegurança jurídica e possível litigância predatória, justificando a paralisação dos processos; não há prazo para o julgamento definitivo.
Fila de passageiros no embarque do Aeroporto de Congonhas após cancelamento de vôos.

Aeroporto de Congonhas

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (26) determinar a suspensão nacional de ações judiciais que tratam de indenizações por atrasos e cancelamento de voos por motivos de força maior, como mau tempo.

Os processos deverão ficar suspensos até a decisão final da Corte sobre a validade de ações indenizatórias protocoladas por passageiros contra as empresas aéreas envolvendo a questão.

A decisão de Toffoli foi proferida em uma ação na qual a Azul Linha Aéreas foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro ao pagamento de indenização por danos morais e materiais pelo atraso e alteração do voo de um passageiro.

Leia mais:
Mauro Vieira: apoio à Venezuela não trava negociação com EUA
Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados

O ministro ressaltou que é preciso uma decisão definitiva, diante do aumento da litigiosidade no setor aéreo e de decisões conflitantes da Justiça, fatores que comprometem a segurança jurídica, segundo Toffoli.

“Nesse contexto de litigiosidade de massa (e, possivelmente, de litigância predatória) e, por conseguinte, de enorme insegurança jurídica, parece-me de todo conveniente e oportuno suspender o processamento de todos os processos judiciais que versem sobre o assunto discutido nos autos no território nacional, até o julgamento definitivo do presente recurso”, decidiu o ministro.

Ainda não há prazo para a decisão final da Corte sobre a questão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;