Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifaço: termina a reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira
Publicado 16/10/2025 • 16:56 | Atualizado há 1 mês
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 16/10/2025 • 16:56 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Terminou há pouco, na Casa Branca, a reunião que pode definir o futuro do tarifaço. O encontro entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, marcou o início formal das negociações comerciais entre os dois países — abaladas desde que o presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras.
Segundo interlocutores, a reunião foi dividida em duas partes, com duração em torno de uma hora no total. Em um primeiro momento, o encontro foi privado entre Vieira e Rubio. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, também teria participado dessa conversa, segundo o Estadão Conteúdo. Essa primeira parte durou cerca de 15 minutos, conforme interlocutores.
Na sequência, ocorreu um encontro ampliado. Do lado do Brasil, participaram os embaixadores Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente; Philip Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros; e Joel Sampaio, Chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social. Do lado dos EUA, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, teria participado da segunda parte da conversa expandida. Essa segunda parte teria durado cerca de 50 minutos, conforme fontes do governo brasileiro.
Leia mais:
Haddad vê com otimismo encontro e diz que “clima mudou” nas relações com os EUA
Crise perto do fim? Reunião entre Rubio e Mauro Vieira entra na agenda oficial e pode destravar impasse comercial entre Brasil e EUA
‘Marco Rubio vai cumprir instruções de Trump’, diz Celso Amorim sobre negociações entre Brasil e EUA
Na quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia dito que essa seria a primeira conversa oficial entre as duas nações desde o diálogo direto entre Lula e Trump, realizado no início do mês.
Após deixar a Casa Branca, Mauro Vieira chegou à Embaixada do Brasil em Washington, onde deve se reunir com a equipe diplomática antes de um possível pronunciamento à imprensa. Por enquanto, não há confirmação sobre os temas tratados nem sobre avanços em relação às tarifas, mas a expectativa é de que o chanceler apresente ainda hoje os primeiros sinais de negociação entre os governos.
Segundo informações do Itamaraty, o comunicado oficial sobre o encontro será divulgado por meio de nota em Brasília. A reunião, que começou por volta das 15h (horário de Brasília) e durou cerca de uma hora e meia, é vista como um primeiro passo para desconstruir as barreiras tarifárias impostas por Trump e abrir caminho para um possível encontro presencial entre Lula e o presidente norte-americano.
Diplomatas envolvidos nas tratativas avaliam que, apesar do clima tenso das últimas semanas, há disposição dos Estados Unidos para negociar, especialmente para evitar o aumento de preços internos. A dúvida, agora, é o que Washington exigirá em contrapartida e como o Brasil pretende conduzir as próximas etapas desse diálogo comercial.
Notícia em atualização.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings