Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Vetos estratégicos vão proteger o meio ambiente e garantir direitos’, afirma Lula sobre PL do licenciamento
Publicado 08/08/2025 • 20:08 | Atualizado há 3 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 08/08/2025 • 20:08 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula em anúncio do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o X (antigo Twitter) nesta sexta-feira (8) para detalhar as decisões tomadas em relação à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Na postagem, ele afirmou que sancionou o texto aprovado pelo Congresso com “vetos estratégicos” para proteger o meio ambiente, garantir os direitos de povos indígenas e quilombolas e assegurar segurança jurídica a quem pretende investir e gerar empregos no Brasil.
Hoje tomei uma decisão importante para o Brasil, depois de muito diálogo e análise cuidadosa com nossa equipe de governo. Sancionei a Lei Geral do Licenciamento Ambiental com vetos estratégicos para proteger o meio ambiente, garantir os direitos de povos indígenas e quilombolas e…
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2025
Lula destacou que a decisão foi fruto de “muito diálogo e análise cuidadosa” com a equipe de governo e que os vetos mantêm critérios técnicos sólidos e respeito à Constituição. Segundo ele, o objetivo é que o licenciamento seja um instrumento de desenvolvimento aliado à responsabilidade socioambiental.
Leia mais:
Com 63 vetos, Lula redefine PL do Licenciamento Ambiental e propõe novo projeto com urgência
O presidente também anunciou o envio de um novo projeto de lei com urgência constitucional para ajustar pontos considerados essenciais e a edição de uma Medida Provisória que antecipa a aplicação da Licença Ambiental Especial (LAE) para empreendimentos estratégicos. Entre os vetos, estão dispositivos que, segundo o governo, poderiam fragilizar o controle ambiental, reduzir a proteção da Mata Atlântica e excluir comunidades tradicionais do processo de consulta.
A publicação foi feita no contexto de debates sobre as mudanças no licenciamento ambiental, que dividem opiniões entre setores produtivos e ambientalistas.
A decisão de Lula foi embasada por pareceres técnicos e jurídicos e teve como principais diretrizes a defesa do meio ambiente, a garantia de segurança jurídica para empreendedores, a preservação de direitos de comunidades tradicionais e o fortalecimento da governança ambiental nacional.
Com o veto, o Executivo barrou pontos que poderiam fragilizar o processo de licenciamento, como a possibilidade de empreendimentos de médio impacto utilizarem a chamada Licença por Adesão e Compromisso (LAC) — modelo autodeclaratório mais simples —, o que poderia permitir, por exemplo, que barragens de rejeito fossem licenciadas sem uma análise técnica detalhada. O governo reforça que a LAC só poderá ser usada em casos de baixo potencial poluidor, com critérios técnicos unificados em todo o país.
Outro ponto sensível vetado foi a tentativa de permitir que cada estado definisse suas próprias regras de licenciamento, como critérios, tipologias e porte dos empreendimentos. Para o governo, isso criaria concorrência regulatória entre os entes federativos, incentivando uma flexibilização ambiental para atrair investimentos — prática considerada arriscada e prejudicial à proteção ambiental. O veto assegura padronização nacional, evitando disputas judiciais e trazendo previsibilidade regulatória.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
3
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
4
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
5
SÉRIE EXCLUSIVA — O escândalo Ambipar: o sumiço de R$ 4,7 bilhões do caixa e a suspeita de megafraude