Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Volume total de crédito no Brasil deve crescer 1,1% em setembro, aponta Febraban
Publicado 24/10/2025 • 18:20 | Atualizado há 2 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 24/10/2025 • 18:20 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pexels.
Crédito total cresce 1,1% em setembro e volta a ritmo anual de um dígito, aponta Febraban.
O volume total de crédito no país deve apresentar crescimento de 1,1% em setembro, de acordo com pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta sexta-feira (24). A pesquisa aponta que, com esse resultado, o avanço anual do crédito deve passar de 10,1% para 9,9%, retornando a patamares de um dígito pela primeira vez desde maio de 2024.
O levantamento reúne dados consolidados das principais instituições financeiras brasileiras e antecipa a Nota de Crédito do Banco Central, prevista para divulgação em 29 de outubro. O estudo destaca que, diante de juros elevados, aumento da alíquota do IOF e maior concorrência de linhas direcionadas, o crédito para empresas com recursos livres mantém ritmo reduzido, com previsão de alta de 3,5% em 12 meses até setembro, ante 4,5% registrados anteriormente.

No mês, a carteira de crédito livre para empresas deve registrar expansão de 1,6%, beneficiada pela sazonalidade positiva das operações de desconto de recebíveis, como o risco sacado, que costumam crescer no encerramento de trimestres. Considerando todas as modalidades, o crédito para empresas deve subir 1,7% em setembro, puxado pelo aumento de 1,8% nas linhas direcionadas, apoiadas por recursos do BNDES e programas governamentais. O ritmo de crescimento da carteira PJ Direcionada pode atingir 17,8% no acumulado de 12 meses, maior marca desde junho de 2021.
Para pessoas físicas, a expectativa é de que o saldo das operações de crédito tenha avançado 0,7% no último mês, com altas de 0,8% nos recursos livres e 0,6% nos direcionados. Em 12 meses, o crescimento tende a desacelerar de 12,2% para 12%, com destaque para o peso de linhas de maior risco, como as rotativas. O estudo aponta ainda que a carteira PF direcionada deve registrar o menor ritmo anual desde julho de 2020, alcançando 9,1%, pressionada pelo desempenho mais fraco do crédito rural e pelo aumento da inadimplência no setor.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão