CNBC
Fachada de uma loja da Starbucks.

CNBC Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco

Bastidores de Brasília Julia Lindner

Haddad procurou presidentes do PP e União Brasil para tentar evitar posição contra medidas do governo

Publicado 11/06/2025 • 17:28 | Atualizado há 2 meses

Foto de Julia Lindner

Julia Lindner

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem experiência na cobertura de política e economia em Brasília desde 2016. Com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor Econômico.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar instabilidades no cenário internacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atuou pessoalmente para tentar evitar que os partidos PP e União Brasil fechassem questão contra medidas do governo que preveem aumento de impostos, mas sem sucesso.

Apesar dos esforços do ministro, as legendas mantiveram a decisão de anunciar hoje a posição contrária à Medida Provisória e ao novo decreto que serão editados pelo Executivo com parte dos atos pela alta do IOF e o fim da isenção das LCIs e das LCAs. O movimento evidencia mais um momento de dificuldade para gestão Lula no Parlamento.

De acordo com integrantes das duas legendas, Haddad conversou ontem com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira, para tentar abrir um diálogo com ambos. A ideia era evitar o desgaste com o pronunciamento público.

Leia também:

Oposição critica Haddad na Câmara e tropa de choque do governo defende propostas

“Reduzimos mais de R$ 1 trilhão em riscos fiscais no Judiciário”, diz Haddad na Câmara

Haddad confirma envio de pacote ao Congresso e detalha medidas que substituirão aumento do IOF

Na avaliação de aliados da cúpula dos dois partidos, o posicionamento não se restringe apenas a questões de méritos dos textos em discussão sobre impostos, mas também de posicionamentos políticos mirando a disputa presencial de 2026.

O comando atual do PP e do União, que se uniram em federação, quer levar os partidos para a oposição.

Do lado do governo, por sua vez, existe um receio de que a posição do União Brasil e do PP contra o pacote impulsione outros partidos a fazerem o mesmo, aumentando a resistência às iniciativas do Executivo.

Outros partidos da base aliada também estão insatisfeitos e reclamam da falta de espaço no governo, embora diversos deles detenham cadeiras na Esplanada. O motivo do desconforto é porque, na última reforma ministerial, apenas o PT foi contemplado em cargos estratégicos na Saúde e na Secretaria de Relações Institucionais.

Além disso, os parlamentares reclamam da demora na liberação das emendas parlamentares. O governo alega que as operações foram travadas pela demora na análise do Orçamento de 2025, que só ocorreu em abril deste ano, e pelas novas regras impostas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

--

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Julia Lindner