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Plano de Negócios Rodrigo Loureiro

EXCLUSIVO: Os bastidores da demissão em massa da Amazon

Publicado 28/10/2025 • 18:49 | Atualizado há 3 horas

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Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é jornalista especializado em economia e negócios, com experiência nos principais veículos do Brasil e MBA pela FIA em parceria com a B3. Além de comandar esta coluna, é comentarista nos programas Agora e Real Time, nos quais analisa as principais movimentações do mercado.

Pouco antes de anunciar ao mercado nesta terça-feira (28) que estava demitindo 14 mil funcionários, a Amazon notificou os funcionários que eles seriam desligados de seus cargos. O aviso veio ainda de madrugada.

A coluna Plano de Negócios, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, conversou com empregados que trabalhavam em escritórios da companhia fora do Brasil e foram demitidos nesta terça-feira.

“A gente terminou a segunda-feira brincando que o pessoal precisava fazer o backup dos computadores por causa da notícia que saiu nas agências de notícias”, contou um ex-funcionário. 

Ontem, agências de notícias como Reuters e Associated Press informaram que a Amazon estava planejando demitir 30 mil funcionários.

Esse mesmo funcionário afirmou que recebeu uma mensagem de texto (SMS) ainda de madrugada, mas que não percebeu. A mensagem foi enviada entre as 3h e às 4h da manhã, no horário local, com o seguinte texto:

“Amanhã, antes de ir até o escritório, cheque o seu e-mail pessoal/profissional, incluindo a pasta de spam, para uma mensagem em relação ao seu cargo.”

 O choque da demissão só veio de manhã, quando ele tentou ligar seu computador e viu que o login para os sistemas da Amazon já estava bloqueado.

“Só então eu vi que tinha mensagem super impessoal sobre a demissão”, relata.

A mensagem em questão era uma carta padrão que foi enviada para todos os funcionários que foram demitidos nesta terça-feira. 

Abaixo está a carta, traduzida livremente, que foi enviada:

Olá, [nome do funcionário]

Tenho uma notícia importante, mas difícil, para compartilhar com você. Após uma análise completa da nossa organização, das nossas prioridades e do que precisamos focar daqui para frente, tomamos a difícil decisão comercial de eliminar algumas funções na Amazon. Infelizmente, sua função será eliminada e seu vínculo empregatício terminará após um período de inatividade.

Não tomamos essas decisões levianamente e estamos comprometidos em apoiá-lo durante essa transição, que incluirá um período de inatividade com remuneração integral e benefícios (conforme aplicável), uma oferta de indenização por rescisão, benefícios transitórios conforme aplicável por país e acesso a diversos treinamentos de qualificação, bem como suporte externo para recolocação profissional.

Você provavelmente tem dúvidas e estamos aqui para respondê-las. Em breve, você receberá um convite para uma reunião do Chime para uma conversa com um líder e/ou representante de RH da sua equipe para discutir os detalhes da sua transição e como podemos apoiá-lo. Embora esta reunião seja opcional, recomendamos que você participe virtualmente, pois ela oferece uma oportunidade para esclarecer suas dúvidas individuais. O acesso ao seu crachá foi restrito, portanto, se você estiver em um escritório da Amazon, a equipe de segurança poderá ajudá-lo a sair do prédio. Além desta conversa, você também pode consultar informações adicionais e perguntas frequentes no MyHR a qualquer momento.

A partir de agora, você não precisa mais realizar trabalhos em nome da Amazon e receberá seu salário integral e benefícios (conforme aplicável) pelos próximos 90 dias. Durante este período de transição, você continuará tendo acesso ao e-mail interno, ao Chime e ao A to Z em seu dispositivo pessoal, e nosso principal meio de comunicação com você será por e-mail.

Se você ainda não baixou o aplicativo A to Z, faça-o em seu dispositivo móvel (pelas lojas de aplicativos da Apple ou do Google). Você precisará dele para acessar recursos importantes como o MyHR, onde verá perguntas frequentes sobre recursos de suporte, benefícios, pagamento, como recuperar pertences pessoais do seu espaço de trabalho e como devolver seus equipamentos fornecidos pela Amazon.

Você pode encontrar informações adicionais sobre como instalar o A to Z, acessar o MyHR, o Chime e o e-mail nesta página.

Certifique-se de que seu endereço de e-mail pessoal esteja atualizado de A a Z e guarde sua YubiKey para poder acessar o e-mail interno em um computador pessoal/dispositivo móvel. Lembre-se de que a equipe atenciosa está pronta para atendê-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio do MyHR ou do Portal de Assistência ao Funcionário (EAP), oferecendo suporte gratuito e confidencial, ambos no aplicativo de A a Z.

Se você tiver qualquer dificuldade para obter o que precisa — seja por problemas de conectividade, dúvidas sobre os próximos passos ou qualquer outra preocupação — basta responder a este e-mail. Estou pessoalmente empenhada em garantir que você receba a ajuda necessária enquanto navega por essa mudança.

Obrigado,

Beth Galletti

SVP, People Experience & Technology

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