Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Agência dos EUA derruba bloqueio de compra da Activision Blizzard pela Microsoft
Publicado 24/05/2025 • 18:47 | Atualizado há 3 semanas
Publicado 24/05/2025 • 18:47 | Atualizado há 3 semanas
Reprodução Xbox Wire
A FTC (Comissão Federal do Comércio) retirou uma iniciativa do governo Biden para bloquear a compra da produtora de jogos Activision Blizzard, dona da franquia de games “Call of Duty”, pela Microsoft.
Segundo o governo anterior, a compra ajudaria a formar um monopólio e controle excessivo da Microsoft no mercado. Os republicanos, maioria controladora do FTC, alegam atender o interesse público, impedindo o bloqueio da transação.
A compra da Activision Blizzard é avaliada em US$ 69 bilhões, considerada uma das maiores no ramo de tecnologia.
A compra deve fortalecer a presença da Microsoft no mercado de games, especialmente com a popular franquia Call of Duty, além de impulsionar as vendas do Xbox, que disputa mercado com os consoles PlayStation e Nintendo.
A FTC, sob a liderança da democrata Lina Khan, entrou com uma ação em dezembro de 2022 para tentar impedir a fusão, alegando que a operação poderia prejudicar a concorrência e limitar o acesso de rivais a jogos e conteúdos disponíveis no Xbox.
No entanto, a Justiça negou o pedido da FTC em julho de 2023, permitindo o avanço da compra. A agência recorreu, mas também teve seu recurso negado por um tribunal federal no início deste mês. Com a aprovação do regulador do Reino Unido, a Microsoft concluiu oficialmente a aquisição em outubro de 2023.
Brad Smith, vice-presidente da Microsoft, comemorou a decisão da FTC em uma publicação na rede social X, afirmando que o desfecho representa “uma vitória para os gamers e para o bom senso em Washington”.
A FTC passou por mudanças desde a posse do presidente Donald Trump. Lina Khan deixou o comando da agência em janeiro, e os comissários democratas Rebecca Slaughter e Alvaro Bedoya foram demitidos em março.
Ambos processaram o governo alegando que a demissão foi ilegal. Atualmente, a FTC é composta apenas por comissários republicanos.
Mesmo com o recuo em alguns casos, a FTC manteve medidas iniciadas no governo anterior, como a exigência de que empresas como plataformas de hospedagem, hotéis e sites de venda de ingressos revelem todas as taxas de forma clara antes da finalização da compra — regra que passou a valer neste mês.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Hugo Motta diz que Congresso não aceitará ajuste fiscal sobre os mais pobres
Ações da Kering disparam com nomeação de novo CEO vindo da Renault
Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi do Fundo de Investimento Climático, diz MME
Meta traz anúncios para o WhatsApp
"Consórcio é a única parcela que você paga para você mesmo", afirma diretor da Unifisa