CNBC
cobre

CNBCCobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez

Agro

CNA inicia encontro global de agricultores em preparação para a COP30

Publicado 06/11/2025 • 13:48 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Produtores rurais de mais de 90 países se reúnem na CNA, em Brasília, para alinhar posição conjunta antes da COP30.
  • Setor defende que agricultores tenham voz direta nas negociações climáticas e afirma ser parte da solução, não do problema.
  • Um documento unificado será elaborado e levado às negociações oficiais da COP30, em Belém.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Divulgação CNA.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu nesta quinta-feira (6), em Brasília, a primeira cúpula internacional de agricultores voltada à COP30. O encontro reúne representantes de mais de 90 países e acontece em parceria com a Organização Mundial dos Agricultores (WFO).

Sueme Mori Andrade, diretora de Relações Internacionais da CNA, destacou que decisões globais sobre clima são frequentemente tomadas sem ouvir o produtor rural, justamente quem precisa cumprir os compromissos assumidos pelos países.

“Todas as discussões sobre clima acabam falando muito de produção agropecuária, muitas vezes sem escutar o produtor. É fundamental que ele tenha uma cadeira e uma voz ativa nessas discussões”, afirmou.

Leia também:

Segundo Mori, a entrada do Brasil na WFO neste ano cria um canal direto para apresentar às Nações Unidas a “posição real do produtor rural”, tanto brasileiro quanto de outros países.

Para ela, o evento em Brasília vai gerar um documento oficial para ser entregue aos negociadores da COP30. “Quando a gente se junta, a gente fica mais forte”, disse, ao defender a articulação conjunta entre agricultores para influenciar políticas climáticas e comerciais internacionais.

O presidente da Organização Mundial dos Agricultores, Arnold Puech d’Alissac, afirmou que a realização da cúpula no Brasil é simbólica, já que o país aumentou a produção de alimentos ao mesmo tempo em que avança em práticas sustentáveis.

“A importância para nós de estarmos no Brasil é que o Brasil é um grande produtor agrícola que enfrenta a mudança climática e que, ao mesmo tempo, aumentou enormemente sua produção. Precisamos alimentar um mundo que quer cada vez mais produtos e, ao mesmo tempo, ter práticas sustentáveis”, disse.

Ele destacou que agricultores vêm sendo responsabilizados de forma desproporcional pelas emissões globais. “Nós somos acusados de ter entre 25% e 33% das emissões. Se representamos 30% das emissões, deveríamos receber 30% do apoio financeiro para mudar nossos sistemas.”

Representantes de países do Mercosul reforçaram que a COP30 deve ser uma oportunidade para mostrar ao mundo a realidade produtiva da região.

Leia mais:
Haddad diz que Selic terá de cair apesar de pressão dos bancos e torcida contra do mercado
CNBC lança projeto “Especial COP30”

O presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM), Jorge Andrés, afirmou que a imagem internacional da agropecuária sul-americana não corresponde mais à realidade.

“Hoje somos a despensa do mundo, porque nos veem como um setor produtivo que garante a segurança alimentar global. Esta COP30 é uma oportunidade para mostrarmos ao mundo como fazemos, como trabalhamos e como cumprimos as normas no livre mercado, sem subsídios”, afirmou.

Segundo ele, normas ambientais impostas unilateralmente não consideram as condições reais de produção. “No nosso país, viemos de áreas de pastagem, não temos áreas desmatadas, e mesmo assim somos incluídos nas mesmas normas, com exigências que muitas vezes quem as impõe não é capaz de cumprir.”

O presidente da Associação Rural do Uruguai, Rafael Ferber, reforçou que a união entre produtores é essencial para enfrentar distorções no debate climático.

“É muito importante que os agricultores nos unamos, nós que trabalhamos na terra e produzimos alimentos, para mostrar que fazemos as coisas da forma correta. A agropecuária é a solução, e o alimento é essencial. Ele deve ser produzido a baixo custo para que todas as pessoas tenham acesso, não só o primeiro mundo.”

Ferber acrescentou que a produção agropecuária sul-americana ocorre em equilíbrio com o meio ambiente. “Temos condições climáticas favoráveis e uma forma de trabalhar em harmonia com o meio ambiente. Podemos demonstrar isso e mostrar que nossos produtos estão nas melhores condições.”

O encontro continua nesta sexta-feira (7), quando representantes dos países participantes discutirão desafios gerais do setor, comércio internacional, rastreabilidade e modelos de produção sustentável. Ao final, será consolidado o documento que será levado às negociações da COP30, em Belém.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;