CNBC

CNBCNvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA

Empresas & Negócios

CACÁ BUENO: Fórmula 1 inicia era dos combustíveis sintéticos e acelera plano de descarbonização no automobilismo

Publicado 11/11/2025 • 12:23 | Atualizado há 43 minutos

KEY POINTS

  • A Fórmula 1 vai dar um dos passos mais significativos de sua história rumo à descarbonização. A categoria passará a usar combustíveis sintéticos e unidades de potência com 50% de propulsão elétrica.
  • A mudança integra o plano da organização para se tornar 100% sustentável até 2030, movimento que deve repercutir em toda a indústria automotiva.
  • O assunto foi pauta do quadro Negócios em Jogo, do piloto e empresário Cacá Bueno.

A Fórmula 1 vai dar um dos passos mais significativos de sua história rumo à descarbonização. A categoria passará a usar combustíveis sintéticos e unidades de potência com 50% de propulsão elétrica. A mudança integra o plano da organização para se tornar 100% sustentável até 2030, movimento que deve repercutir em toda a indústria automotiva.

Durante o quadro Negócios em Jogo desta terça-feira (11), o piloto e empresário Cacá Bueno afirmou que o automobilismo sempre funcionou como um “grande parque tecnológico”, responsável por desenvolver inovações que depois chegam aos carros de rua.

“A principal mudança do ano que vem é que a unidade de potência vai para 50% de motor elétrico, com cerca de mil cavalos, e o combustível precisa ser sintético”, afirmou.

Esses combustíveis serão produzidos a partir de processos sustentáveis, com hidrocarbonetos gerados por operações que usam água, energia solar e resíduos, evitando disputar área agrícola com culturas como milho ou cana.

Bueno destaca ainda que o objetivo é que o novo combustível seja “drop-in”, ou seja, compatível com carros comuns sem exigir modificações. “A ideia é desenvolver nas pistas para diminuir custo e melhorar a tecnologia, desde o primeiro dia pronta para uso nos veículos de rua”, disse.

O piloto lembra que a transição energética abre oportunidades além da produção de combustíveis, envolvendo tecnologia, mobilidade urbana, descarte de resíduos e créditos de carbono. “Não é só a pegada do carro. Tem pneu, lubrificante, descarte, logística das equipes. Todo esse ecossistema precisa olhar para soluções sustentáveis”, afirmou.

O quadro Negócios em Jogo vai ao ar toda terça-feira, durante o programa Real Time, às 11h30 (horário de Brasília).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;