CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Empresas & Negócios

“Clientes se conectam ao se verem representados nas mil lojas”, diz diretor do Carrefour

Publicado 11/04/2025 • 18:18 | Atualizado há 4 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Grupo Carrefour Brasil tem implementado programas focados em diversidade, equidade e inclusão, com destaque para a representatividade no quadro de colaboradores.
  • Em entrevista ao Radar, Claudionor Alves, diretor de Equidade Racial, Diversidade e Inclusão e Relações Institucionais, explicou a visão estratégica da empresa sobre o tema.
  • Segundo Alves, a diversidade é vista como uma estratégia para o negócio, visando atender aos 60 milhões de clientes que a empresa recebe mensalmente.

O Grupo Carrefour Brasil tem implementado programas focados em diversidade, equidade e inclusão, com destaque para a representatividade no quadro de colaboradores. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Claudionor Alves, diretor de Equidade Racial, Diversidade e Inclusão e Relações Institucionais, explicou a visão estratégica da companhia sobre o tema.

Segundo Alves, a diversidade é encarada como parte do plano de negócios, especialmente para atender aos 60 milhões de clientes que a empresa recebe mensalmente.

“Quando os nossos clientes se veem representados nas nossas mais de mil lojas pelo país, isso conecta diretamente com eles”, afirmou o executivo.

Ações afirmativas e liderança negra

Com cerca de 130 mil colaboradores, dos quais aproximadamente 60% são negros, o Carrefour tem ampliado o foco na ascensão de pessoas negras a posições de média e alta liderança. Segundo Alves, programas afirmativos como o Poder Mulheres têm sido decisivos para esse avanço.

O objetivo do programa é capacitar 150 mulheres negras para ocuparem cargos de liderança dentro da companhia, promovendo desenvolvimento técnico e comportamental.

Presença em cargos estratégicos

A empresa também tem direcionado investimentos para aumentar a diversidade em posições estratégicas, como os cargos de gerência geral — responsáveis por áreas como gestão de pessoas, controle de estoque e performance de vendas.

“Estamos trazendo mais pessoas negras e mais mulheres para essas funções com o objetivo claro de alcançar metas de representatividade”, afirmou o diretor.

Atendimento humanizado e respeito

Alves destacou a importância de uma equipe diversa para oferecer uma experiência mais acolhedora ao cliente.

“Quando eu me coloco como cliente, é muito bom ver que você se sente representado”, disse, mencionando o programa Eu Pratico Respeito, que busca promover um ambiente de atendimento mais humano e inclusivo.

Capacitação feminina com o programa “Mulheridades”

Outro destaque é o programa Mulheridades, que oferece educação e orientação para mulheres do grupo Carrefour, com apoio de especialistas. O foco está em desenvolver lideranças femininas e capacitá-las para cargos técnicos desafiadores.

Alves também compartilhou sua trajetória na companhia: chegou há quatro anos como diretor de Perdas, Segurança e Riscos e ocupa atualmente a diretoria executiva de Equidade Racial e Relações Institucionais.

Controle e ética nas empresas terceirizadas

A atuação de empresas terceirizadas, principalmente no setor de segurança, também tem sido foco de atenção do grupo. O Carrefour implementou processos de due diligence rigorosos para garantir conformidade legal e ética.

“Tomamos medidas para assegurar que essas empresas sigam os nossos padrões e, em casos de falhas, como atos de racismo, aplicamos as punições previstas”, explicou.

Inclusão de pessoas com deficiência

O Carrefour também busca ampliar a inclusão de pessoas com deficiência. A empresa participa da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), que estimula o intercâmbio de boas práticas entre companhias.

Segundo Alves, além de cumprir as exigências legais, o grupo trabalha para desenvolver ações contínuas de acolhimento e respeito a esse público interno.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios