Como a Under Armour tirou Stephen Curry da Nike
Publicado 02/06/2025 • 12:41 | Atualizado há 1 dia
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Publicado 02/06/2025 • 12:41 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Em 2013, Stephen Curry surpreendeu o mundo dos tênis ao assinar com a então emergente marca de roupas esportivas Under Armour, em vez da gigante do basquete Nike. O acordo foi visto como um momento decisivo na carreira empresarial de Curry.
Em 2023, a Under Armour assinou uma extensão de longo prazo com Curry e o nomeou presidente da recém-criada Curry Brand, uma marca sob o guarda-chuva da empresa.
Na época, a Nike dominava a maior parte do mercado de tênis da NBA. A Under Armour era praticamente desconhecida no universo do basquete.
“Somos a marca dos azarões. Somos para aqueles que talvez tenham nascido não grandes o suficiente, altos o suficiente, rápidos o suficiente, fortes o suficiente, inteligentes o suficiente ou astutos o suficiente”, disse Kevin Plank, fundador e CEO da Under Armour.
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O acordo foi considerado um momento crucial na carreira de negócios de Curry, e foi concretizado em parte graças ao colega de Curry no vestiário do Golden State Warriors, Kent Bazemore. Plank queria que Curry fosse o primeiro grande astro da marca. Mas ele sabia que, para assinar com alguém do calibre de Curry, a empresa precisava pensar fora da caixa.
“Nós realmente focamos no Ken e dissemos que íamos impressioná-lo com mais produtos, serviços, histórias, carinho e atenção”, disse Plank em uma entrevista para “Curry Inc.”, uma produção da CNBC Sport centrada na carreira e nas ambições empresariais de Curry. “Cerca de três meses na temporada dos Warriors, e Curry está olhando para o lado, para Ken. Ele pensa: ‘Quem é essa marca que te dá tanta atenção? Porque eu estou com a Nike, e realmente não sinto isso’.”
Não foi apenas a influência de Bazemore que levou Curry para a Under Armour. Também houve uma apresentação da Nike que deu errado, onde os executivos da empresa pronunciaram errado seu primeiro nome e usaram um slide reciclado que ainda tinha o nome de Kevin Durant.
Além disso, a Under Armour ofereceu a Curry um contrato de US$ 4 milhões por ano (cerca de R$ 19,6 milhões), enquanto a Nike ofereceu US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12,25 milhões) — e recusou-se a igualar a proposta.
Hoje, 12 anos depois, Curry já lançou uma dúzia de modelos de tênis diferentes pela Under Armour, sediada em Baltimore, e desenvolveu uma linha de produtos exclusivos que inclui calçados e roupas. Em 2023, a marca assinou uma nova extensão de longo prazo e tornou Curry o presidente da recém-criada Curry Brand, sob o guarda-chuva da empresa.
Como parte desse acordo, o 11 vezes All-Star da NBA recebeu 8,8 milhões de ações ordinárias da Under Armour, avaliadas em US$ 75 milhões na época (aproximadamente R$ 367,5 milhões), além de outros prêmios e incentivos.
Embora Curry tenha lucrado bastante com seu sucesso na Under Armour, a marca enfrentou altos e baixos. Mudanças na liderança, estratégia e concorrência levaram a quedas dramáticas no preço das ações ordinárias da Under Armour, de um recorde histórico de US$ 45,41 em 2016 para menos de US$ 6 por ação atualmente. Alguns especulam que essa turbulência prejudicou as perspectivas de Curry fora das quadras.
“Sendo bem honesto, se ele tivesse ficado com a Nike, seus negócios seriam um monstro agora. Um monstro,” disse Nico Harrison, gerente geral do Dallas Mavericks e ex-diretor de marketing esportivo da Nike, durante uma entrevista em 2022.
Curry disse à CNBC que sua relação com a Under Armour mudou a forma como ele pensava sobre seus negócios fora das quadras. “Foi a primeira vez que realmente tomei uma posição de equidade na empresa, e então você começa a entender como cada decisão que você toma e como você aproveita não apenas a minha marca, mas todos os recursos e oportunidades que tenho ao meu redor para criar valor”, disse ele.
Curry também afirmou que a mensagem de azarão da Under Armour ressoou com ele. Curry, com apenas 1,88m e 84kg, não tem o tamanho típico de uma superestrela da NBA. “A NBA era um objetivo, mas eu não estava, tipo, traçando meu caminho para chegar lá”, disse Curry. “Eu estava apenas aproveitando cada passo do caminho.”
Ele manteve a mesma mentalidade em seus outros negócios com o mantra de “elevar os menos favorecidos”. Como parte de seu contrato com a Under Armour, uma parte da receita anual da Curry Brand é investida em comunidades carentes, como Oakland, Califórnia. Curry se conectou com Oakland após se mudar para lá quando se tornou um Warrior em 2009.
Durante o fim de semana do NBA All-Star em fevereiro, Curry e a Under Armour celebraram a reforma de sua 20ª quadra na McClymonds High School, em Oakland. A escola recebeu pisos de madeira de qualidade NBA, novas tabelas, aros e placares. A Under Armour afirma que a Curry Brand já treinou 15.000 treinadores, apoiou 125 programas de basquete e impactou 300.000 crianças ao redor do mundo.
Curry também ajudou a abrir caminho para minorias no golfe através de seu Underrated Golf Tour. Patrocinadores como a Under Armour financiam uma série de torneios regionais para apoiar jovens golfistas de cor.
“Da mesma forma que tentei ser um pioneiro nas quadras, queremos fazer exatamente a mesma coisa… aproveitando esse impacto quando se trata do que isso faz pela comunidade”, disse Curry.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.