CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAções da Intel sobem 50% no último mês e participação dos EUA chega a R$85,5 bilhões

Empresas & Negócios

Como as etiquetas de preço digitais podem mudar o futuro das compras de supermercado

Publicado 03/10/2025 • 09:16 | Atualizado há 3 horas

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Etiquetas eletrônicas de prateleira (electronic shelf labels) e telas digitais que exibem o preço de um item estão substituindo as etiquetas de preço de papel tradicionais em supermercados (grocery stores) em toda a América.

A tecnologia já pode ser encontrada no Whole Foods, Amazon Fresh e Kroger, juntamente com lojas no Canadá, Europa, Ásia e outras regiões. Espera-se que as etiquetas eletrônicas de prateleira se tornem mais comuns: o mercado global para os produtos foi estimado em US$ 1,85 bilhão em 2024 e está projetado para atingir US$ 7,54 bilhões até 2033, de acordo com a Grand View Research.

“É definitivamente um setor que busca crescimento significativo de dois dígitos ano após ano para o futuro previsível”, disse Cullen Hendrix, pesquisador sênior (senior fellow) no Peterson Institute for International Economics.

A Walmart, a maior varejista dos EUA, disse que planeja implementar etiquetas eletrônicas de prateleira em 2.300 lojas até 2026. A empresa disse que a tecnologia permite que os funcionários atualizem os preços nas prateleiras usando um aplicativo móvel, reduzindo uma mudança de preço que normalmente leva dois dias para um associado a uma questão de minutos.

“O único impedimento para a rapidez com que eles podem mudar os preços neste momento é o tempo que leva para o humano no circuito decidir mudar os preços”, disse Hendrix.

Mas alguns legisladores (lawmakers) temem que as etiquetas eletrônicas de prateleira possam permitir que os supermercados aumentem os preços durante períodos de alta demanda.

“Etiquetas de preço digitais podem permitir que a Kroger e outras redes de supermercados façam a transição para ‘precificação dinâmica’ (dynamic pricing), na qual o preço de produtos domésticos básicos pode subir drasticamente com base na hora do dia, no clima, ou em outros eventos transitórios — permitindo que as lojas calibrem os aumentos de preços para extrair o máximo de lucros”, escreveram a Senadora Elizabeth Warren, D-Mass., e o então Senador Bob Casey, D-Pa., em uma carta de agosto de 2024 para o então presidente e CEO da Kroger, Rodney McMullen.

Saiba mais:

Consumidores priorizam frete grátis e parcelamento na Black Friday, aponta pesquisa

Claire’s em crise: conheça a empresa que está conduzindo sua reformulação

“Para ser claro, a Kroger não pratica e nunca praticou ‘aumento de preços súbito’ (surge pricing),” disse a Kroger em uma carta de resposta. “[As etiquetas] nos fornecem dados operacionais para gerenciar melhor o inventário (estoque). Esses insights nos permitem identificar oportunidades onde podemos reduzir os preços de itens perecíveis, específicos da estação ou que de outra forma precisam ser vendidos mais rapidamente, incluindo itens básicos chave.”

A precificação dinâmica reduz o desperdício de alimentos em até 21%, de acordo com um estudo da Rady School of Management da Universidade da Califórnia, San Diego, que foi revisado pela última vez em dezembro de 2023.

Ioannis Stamatopoulos, professor associado na Universidade do Texas em Austin e um dos pesquisadores por trás de um estudo separado sobre o tópico publicado em junho, disse que “os fatos mostram que não há aumento súbito de preços atualmente ocorrendo.”

“A economia básica do varejo de supermercados é que eles querem adquirir e reter clientes”, disse Stamatopoulos. “É tolice (silly) da parte deles arriscar incomodá-lo por ganhar alguns centavos extras em um sorvete quando está quente lá fora.”

A Amazon disse que “não tem planos de utilizar aumento súbito ou precificação dinâmica.” O Whole Foods, de propriedade da Amazon, recusou-se a comentar.

A Walmart não respondeu ao pedido de comentário da CNBC a tempo da publicação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;