CNBC

CNBCNvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA

Empresas & Negócios

COP30: Capacitação é essencial para garantir renda e manter moradores na Amazônia, diz Fundação Toyota

Publicado 11/11/2025 • 16:07 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • A Fundação Toyota do Brasil defendeu, na COP30, que a preservação da floresta depende da combinação entre educação, capacitação técnica e geração de renda nas próprias comunidades amazônicas.
  • Segundo o diretor-executivo da instituição, Otacílio do Nascimento, a sociobioeconomia avança quando moradores locais têm condições reais de escolher permanecer em seus territórios.
  • “A gente precisa sempre ter o entendimento das pessoas que moram nesses territórios. Como que elas podem ter a opção de escolha de viverem lá, sem sair para os grandes centros”, disse, em entrevista coletiva ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (11).

A Fundação Toyota do Brasil defendeu, na COP30, que a preservação da floresta depende da combinação entre educação, capacitação técnica e geração de renda nas próprias comunidades amazônicas.

Segundo o diretor-executivo da instituição, Otacílio do Nascimento, a sociobioeconomia avança quando moradores locais têm condições reais de escolher permanecer em seus territórios. “A gente precisa sempre ter o entendimento das pessoas que moram nesses territórios. Como que elas podem ter a opção de escolha de viverem lá, sem sair para os grandes centros”, disse, em entrevista coletiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (11).

Leia também:

A fundação atua há 16 anos no país e, nos últimos dois, ampliou a presença na Amazônia. O programa já alcança diretamente 466 famílias e, indiretamente, 16 mil, por meio de 23 cursos voltados à tecnologia, telemedicina, negócios, turismo e gestão de atividades produtivas.

“Quando a gente fala da floresta em pé, a gente precisa olhar de forma sustentável e a longo prazo”, disse Nascimento.

Além disso, ele destacou que cadeias como castanha, sementes e outras atividades extrativistas representam “oportunidade de negócio, de geração de renda e de desenvolvimento socioeconômico”.

O executivo enfatizou que capacitação contínua é fundamental para que comunidades acessem mercados e estruturem atividades economicamente viáveis. “Como a gente pode utilizar metodologias de gestão para, de fato, ter um negócio próspero?”, questionou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;