Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil pode ser protagonista na transição energética, diz CEO da MIT Technology Review Brasil
Publicado 11/06/2025 • 16:20 | Atualizado há 2 meses
Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos
Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco
Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA
Adidas despenca 7% após gigante do esporte alertar que tarifas vão encarecer preços nos EUA
Divisão das Big Techs? Google vai assinar as diretrizes de IA da UE; Meta rejeita as regras
Publicado 11/06/2025 • 16:20 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Brasil pode ocupar um lugar central na transição energética global, disse André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. “As diferentes formas de geração de energia podem ser utilizadas em várias regiões do país, e há uma discussão global sobre a comercialização desses excedentes. Isso pode nos dar um protagonismo ainda maior”.
Apesar da imagem positiva no exterior, Miceli afirmou que ainda há entraves significativos. “O Brasil é visto como um grande gigante de energia, mas ninguém fecha os olhos para as dificuldades de se fazer negócio aqui. Temos um ambiente regulatório e tributário complexo, o que infelizmente impede que empresas invistam com mais intensidade e façam acordos comerciais com o país”.
Sobre o Energy Summit, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de junho no Rio de Janeiro, o CEO explicou que o evento é parte de uma estratégia maior: “A ideia é criar um ecossistema de inovação, reunindo governo, academia, startups, grandes empresas e investidores. Essa metodologia já foi aplicada em mais de 80 regiões do mundo e agora queremos fortalecer esse movimento no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro”.
Leia mais:
Grupo de energia francês EDF anuncia unificação de operações globais; saiba mais
Para o especialista, a energia nuclear pode ter um papel importante no cenário energético brasileiro. “Temos algumas iniciativas que podem produzir bastante energia, mas a tendência é que empresas, governos e pequenas cidades tenham estruturas próprias para abastecimento. Isso vai ao encontro da necessidade crescente causada pelo uso da inteligência artificial”.
Micelli falou sobre a relevância do evento: “O Energy Summit é para todos que fazem parte desse ecossistema. Teremos os principais CEOs do setor, professores do MIT, Prêmio Nobel da Paz e representantes da cultura. Nosso objetivo é entender como a energia afeta não só os negócios, mas a sociedade como um todo”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings