CNBC

CNBCEXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem

Energia

Incêndio em subestação no Paraná foi causa de apagão que atingiu todas as regiões do país

Publicado 14/10/2025 • 08:34 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Moradores de ao menos oito estados brasileiros relataram nas redes sociais falta de energia elétrica. Em alguns locais, o apagão durou poucos segundos. Em outros, a suspensão do fornecimento se estendeu por até 20 minutos.
  • A causa do apagão da madrugada desta terça-feira (14) foi uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A causa do apagão da madrugada desta terça-feira (14) foi uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Moradores de ao menos oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul) relataram nas redes sociais falta de energia elétrica. Em alguns locais, o apagão durou poucos segundos. Em outros, a suspensão do fornecimento se estendeu por até 20 minutos.

De acordo com o ONS, o incidente começou com um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a subestação de 500 kV e ocasionou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do desligamento, a região Sul exportava aproximadamente 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.

O ONS informou que iniciou imediatamente ações conjuntas com os agentes para restabelecer a energia. As cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram totalmente recompostas em até 1h30, enquanto a região Sul teve o restabelecimento completo por volta de 2h30 após o início da ocorrência.

Ainda nesta terça-feira, está prevista uma reunião com os principais agentes envolvidos no incidente. O ONS realizará, até sexta-feira (17), a reunião preliminar de Análise da Perturbação para iniciar a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia

;