CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Empresas & Negócios

Exclusivo CNBC: Warren Buffett diz estar “decepcionado” com divisão da Kraft Heinz; ações caem 3%

Publicado 02/09/2025 • 12:39 | Atualizado há 8 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Warren Buffett disse à CNBC que está “decepcionado” com a divisão da Kraft Heinz.
  • A Berkshire Hathaway de Buffett é a maior acionista da Kraft Heinz.
  • Buffett planejou a fusão em 2015.

David A. Grogan | CNBC

Garrafas de ketchup Heinz em exposição na Reunião Anual de Acionistas da Berkshire Hathaway de 2018.

Warren Buffett disse à CNBC nesta terça-feira (2) que está decepcionado com a divisão da Kraft Heinz, que desfaz grande parte da fusão histórica que ele ajudou a conduzir há uma década.

Com uma participação de 27,5% na empresa, a Berkshire Hathaway é a maior acionista da Kraft Heinz. A companhia não mexe em suas ações desde a fusão de 2015, que deu origem ao conglomerado de alimentos. Após os comentários de Buffett, as ações da Kraft Heinz caíram mais de 5%.

A Kraft Heinz não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre a posição de Buffett a respeito do negócio.

Leia também: Após sucessivas perdas, Kraft Heinz anuncia divisão em duas empresas

O anúncio feito mais cedo marca a nova separação da Kraft Heinz em duas companhias: uma voltada para molhos, pastas e refeições de longa duração, e outra dedicada a produtos tradicionais da América do Norte, como Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables.

Em 2015, a Berkshire Hathaway se uniu à gestora de private equity 3G Capital para fundir a Kraft Foods com a H.J. Heinz. A 3G deixou discretamente sua participação na Kraft Heinz em 2023, após anos reduzindo gradualmente sua fatia, enquanto a empresa enfrentava dificuldades.

Embora detenha marcas icônicas como Oscar Mayer e Velveeta, a Kraft Heinz viu suas vendas nos Estados Unidos caírem poucos anos depois da fusão. Consumidores mais preocupados com a saúde passaram a comprar menos alimentos industrializados e a preferir produtos frescos. Alguns analistas também atribuíram a queda ao corte de custos, que impediu a empresa de investir em suas marcas em um momento crucial.

Na tentativa de reverter o quadro, a Kraft Heinz vendeu parte do portfólio, como a marca de amendoins Planters e parte da divisão de queijos. Também tem investido em algumas marcas, como Lunchables e Capri Sun. Em maio, executivos da Kraft Heinz afirmaram que a companhia avaliava mudanças estratégicas e possíveis transações.

Desde a conclusão da fusão em 2015, as ações da Kraft Heinz já caíram quase 70% até o fechamento da última sexta-feira, reduzindo o valor de mercado da empresa para US$ 33 bilhões.

Mesmo enquanto outros investidores perderam a confiança, Buffett manteve sua posição, embora tenha reconhecido à CNBC, após um trimestre desastroso em 2019, que a Berkshire pagou caro demais pela Kraft.

Sobre o futuro da Berkshire como acionista da Kraft Heinz, Buffett disse nesta terça-feira que a companhia fará o que for melhor para seus interesses. Se a Berkshire for abordada para vender sua participação, não aceitará uma oferta em bloco, a menos que outros acionistas recebam a mesma proposta, afirmou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios