CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Empresas & Negócios

EXCLUSIVO: Importação de biodiesel pode travar investimentos no Brasil, alerta presidente da Be8

Publicado 05/02/2026 • 13:21 | Atualizado há 20 minutos

KEY POINTS

  • Erasmo Batistella critica eventual importação de biodiesel e alerta para risco de desestímulo a investimentos no setor.
  • Indústria nacional opera com 30% de capacidade ociosa e garante atendimento pleno da demanda interna.
  • Setor defende implementação imediata da mistura B16 com base na safra recorde de soja prevista para 2025.

A eventual autorização para a importação de biodiesel no Brasil pode desregular o mercado interno e desestimular novos aportes no setor, segundo entidades que representam produtores do biocombustível.

O tema esteve em consulta pública do Ministério de Minas e Energia, encerrada em 12 de janeiro. Para avaliar os impactos da proposta, o Real Time ouviu Erasmo Batistella, presidente da Be8 e comentarista do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“Temos defendido que não há necessidade de importação, porque já existe uma grande concorrência no mercado interno”, afirmou o executivo, citando estudos da Frente Parlamentar do Biodiesel sobre os efeitos da abertura às compras externas.

Mercado interno já teria competição suficiente

Segundo Batistella, o setor acompanha de perto as análises do governo federal e sustenta que a estrutura atual da indústria brasileira garante competição sem depender de produto estrangeiro.

“O programa Combustível do Futuro tem como foco a produção nacional de biocombustíveis e a industrialização das matérias-primas produzidas no Brasil”, disse.

Ele também destacou que o modelo brasileiro é singular ao exigir a compra de insumos da agricultura familiar, gerando renda, empregos formais e inclusão produtiva no campo.

“O objetivo é gerar investimento, emprego e rentabilizar a agricultura brasileira, especialmente a agricultura familiar”, afirmou.

Leia também: Shell tem recuo no lucro para US$ 4,13 bilhões no 4º trimestre

Capacidade ociosa reforça crítica à importação do biodiesel

Outro ponto levantado pelo presidente da Be8 é a ociosidade da indústria. Segundo ele, cerca de 30% do parque fabril nacional de biodiesel opera abaixo do potencial.

“Quando falo em grande oferta, é porque existe uma ociosidade relevante no parque industrial, o que demonstra que já há muita concorrência no país”, disse.

Batistella acrescentou que o biodiesel passou a funcionar como commodity global, com preços alinhados internacionalmente, o que limitaria vantagens de custo na importação.

“Dificilmente vamos encontrar biodiesel chegando ao Brasil com preço muito menor do que o nacional. O Brasil é o maior produtor de matéria-prima”, afirmou.

Soja abundante e pressão para ampliar a mistura de biodiesel

O executivo citou ainda a expectativa de uma safra recorde de soja em 2025, próxima de 180 milhões de toneladas, fator que aumenta a competitividade brasileira, já que a matéria-prima representa a maior fatia do custo do biodiesel.

“Para a economia brasileira, a melhor estratégia é aumentar a produção de biocombustíveis, especialmente o biodiesel”, disse.

Nesse cenário, Batistella defendeu a implementação imediata do B16, prevista na Lei do Combustível do Futuro, que estabelece mistura obrigatória de 16% de biodiesel ao diesel fóssil a partir de março de 2026.

“Acreditamos que existem todas as condições técnicas para implementar o B16 sem problema algum”, afirmou.

Segundo ele, o setor também já trabalha para avançar nos testes do B25, meta projetada para a próxima década, aproveitando o momento de forte oferta de soja e recorde de esmagamento.

“Se não aumentarmos a mistura, haverá retração de investimentos. Precisamos estar focados em expandir o uso do biodiesel”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;