Tokenização e biometria: a aposta da Mastercard para acabar com senhas e números de cartões
Publicado 24/02/2025 • 22:00 | Atualizado há 4 semanas
Milionário ensina 4 erros financeiros que podem fazer você se sentir “quebrado”
Quer se tornar um melhor ouvinte? Siga estas 3 etapas, diz psicólogo
Após colapso, CEO vende empresa de US$ 310 milhões para o Walmart
Pessoas ricas seguem estas 5 regras; ‘não é só sobre o custo’, diz milionário autodidata
Bolsas Birkin rendem mais que o S&P 500. Mas bolsas de grife são realmente um investimento?
Publicado 24/02/2025 • 22:00 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Foto: Divulgação/Mastercard
A Mastercard pretende transformar a forma como consumidores realizam pagamentos ao eliminar números de cartões e senhas até 2030. A estratégia envolve a adoção de tokenização e autenticação biométrica, tecnologias que buscam aumentar a segurança e simplificar transações.
No Brasil, 40% das transações já utilizam tokenização, segundo Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard no país. A tecnologia substitui os dados sensíveis dos cartões por identificadores únicos, chamados tokens, reduzindo o risco de vazamento de informações.
Ao eliminar a necessidade de expor o número real do cartão, a tokenização permite que pagamentos sejam processados sem que os consumidores precisem digitar dados em sites ou aplicativos, o que pode reduzir fraudes e ataques cibernéticos.
A Mastercard também aposta na autenticação biométrica para substituir senhas tradicionais. A tecnologia inclui reconhecimento facial e impressão digital, permitindo que os consumidores autorizem pagamentos diretamente em seus dispositivos.
O objetivo é tornar as transações mais rápidas e seguras ao eliminar o uso de códigos estáticos ou temporários. Com isso, compras em lojas físicas e plataformas digitais poderão ser concluídas apenas com a confirmação biométrica do usuário.
Além da mudança na experiência de pagamento, a Mastercard está investindo em tecnologias para combater fraudes. A empresa destinou mais de US$ 7 bilhões ao desenvolvimento de soluções de segurança e adquiriu a Recorded Future por US$ 2,6 bilhões em 2024 para aprimorar a análise de ameaças em tempo real.
Entre as novas soluções, está a Decision Intelligence Pro, que utiliza inteligência artificial generativa para acelerar a detecção de fraudes em até 300%.
A iniciativa reflete o movimento do setor financeiro para reduzir a dependência de senhas e informações estáticas, adotando modelos mais dinâmicos de autenticação e segurança digital.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Novo 'Branca de Neve' lidera bilheteria na América do Norte apesar das críticas negativas
Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país
Novo remédio da Novo Nordisk empolgou investidores, mas agora gera dúvidas
São Paulo Fashion Week celebra 30 anos com estreias e retorno de marcas icônicas
Número de mulheres motociclistas no País cresce 65% e chega a 10 milhões