‘O Brasil tem boas chances de se tornar mais competitivo no mercado global de minerais críticos’, diz diretor da Falconi
Publicado 06/05/2025 • 20:56 | Atualizado há 14 horas
Disney supera estimativas com avanço inesperado no streaming
Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant
Ações da Novo Nordisk sobem após empresa prever queda nas vendas de versões genéricas do Wegovy
Por que os mercados indianos não se intimidam com os ataques contra o Paquistão
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
Publicado 06/05/2025 • 20:56 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
O Brasil tem se posicionado como um fornecedor estratégico de minerais críticos, com foco no aumento dos investimentos no setor de mineração. O cenário global, impulsionado pela guerra tarifária dos Estados Unidos e o aumento da demanda por minerais essenciais para a transição energética, oferece oportunidades para o país fortalecer sua atuação no mercado global. Dennis Glória, diretor da Falconi, comentou que os investimentos projetados para o setor de mineração chegarão a US$ 68 bilhões até 2029.
Leia mais:
Glória explicou que “o foco está em aumentar os investimentos em eficiência operacional, redução de custos e ampliação de programas ambientais, o que tornará o mercado mais competitivo no cenário mundial.” Para ele, essa dinâmica está ajudando o Brasil a se consolidar como um fornecedor estratégico de minerais, com o país “apostando muito em minerais estratégicos que vão ajudar e auxiliar a transição energética global”.
O Brasil, com suas abundantes jazidas de minerais críticos, como lítio, grafite, manganês e nióbio, tem um papel fundamental na produção de recursos necessários para baterias, turbinas e motores elétricos. Glória destacou que “esses minerais são essenciais para a transição energética, um processo necessário para que o mundo alcance a meta de carbono zero”. O nióbio, por exemplo, é um mineral no qual o Brasil se destaca como o principal fornecedor, com grandes reservas em Araxá.
Sobre a situação da mineração no país, o diretor da Falconi afirmou que o Brasil possui muitas reservas desses minerais, que têm sido exploradas mais recentemente. “O Brasil, acreditamos, tem grandes jazidas, principalmente de lítio e grafite, que são fundamentais para a produção de baterias. Além disso, o nióbio tem se mostrado uma grande aposta para o mercado de baterias”, disse.
Quanto às perspectivas para o futuro, Glória mencionou que o Brasil tem boas chances de se tornar mais competitivo no mercado global de minerais críticos. No entanto, indicou que há dois desafios principais para o país. “Mais do que a capacidade instalada, o grande desafio é o licenciamento, as empresas têm que investir muito em ESG e inovação. A logística de escoamento também é outro ponto crucial”, explicou.
O executivo também afirmou que, com o interesse crescente dos Estados Unidos e da China por esses minerais, o Brasil tem a chance de diversificar suas exportações. “Temos hoje uma capacidade instalada que pode atender a esses dois mercados, e com a guerra tarifária, os Estados Unidos se tornam um novo e importante cliente. A demanda vai aumentar, e estamos bem posicionados para atender a isso”, afirmou.
Por fim, o diretor afirmou que o setor de mineração no Brasil tem a capacidade de se adaptar rapidamente às novas demandas, mas destacou que o investimento de longo prazo será necessário para garantir a competitividade do país. “O mercado de mineração exige investimentos constantes. Não é algo que se faz do dia para a noite. Mas, com esses investimentos, estamos caminhando para ter uma posição competitiva global”, concluiu.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Justiça de SP autoriza auditoria no Grupo Mover para rastrear destino de recursos financeiros
Autoridades do governo Trump se reunirão com representantes chineses para tratar de comércio e assuntos econômicos
Vaticano inicia o conclave para eleger novo papa
Por que os mercados indianos não se intimidam com os ataques contra o Paquistão
‘O Brasil tem boas chances de se tornar mais competitivo no mercado global de minerais críticos’, diz diretor da Falconi