“Para o Brasil temos visto mais oportunidades do que problemas”, diz diretor da Tupi Mobilidade sobre impacto do tarifaço no setor automotivo
Publicado 18/04/2025 • 18:43 | Atualizado há 2 meses
Donald Trump proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos
Musk volta a atacar projeto de Donald Trump: ‘Eliminem a conta’
OpenAI alcança 3 milhões de assinantes corporativos e lança novos recursos para o ambiente de trabalho
Jim Cramer: chips da Nvidia podem dar vantagem aos EUA na guerra comercial com a China
IA, comércio e meias de R$ 120: por dentro do South by Southwest em Londres
Publicado 18/04/2025 • 18:43 | Atualizado há 2 meses
Davi Bertoncello, diretor executivo da Tupi Mobilidade, empresa que atua no mapeamento e administração de pontos de recarga de carros elétricos, falou nesta sexta-feira (18) ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC sobre os impactos das tarifas de Donald Trump no setor automotivo.
“Quando a gente pensa no Brasil, especificamente pro pro nosso setor, esse tarifaço não mobilizou nem trouxe nada de diferente, porque o o os carros chineses eles já eram tarifados em 100% nos Estados Unidos desde o último presidente, Joe Biden. Principalmente quando a gente pensa em mobilidade elétrica. Para o Brasil, a gente tem visto muito mais oportunidade do que necessariamente problemas a partir desse tarifaço”, explicou Bertoncello.
O executivo vê o próprio mercado norte-americano mais afetado. “O tarifaço do Trump talvez tenha como principal ponto, quando a gente fala na discussão de mobilidade elétrica, é punir os carros elétricos em solo americano. Estamos falando de um setor que a cada 3 meses traz lançamentos e novidades. A Tesla, que é o principal expoente norte-americano da eletrificação, não tem um lançamento real há 5 anos”, pontuou.
O diretor vê uma oportunidade quando até mesmo as próprias montadoras norte-americanas possam começar a olhar para a eletrificação estão fora dos Estados Unidos. “O Brasil tem uma grande oportunidade a partir disso. Vamos lembrar que o Brasil já é o principal mercado fora da China para as montadoras chinesas, mas do tarifaço também surge uma grande oportunidade das montadoras europeias virem pro Brasil, e inclusive para as norte-americanas que desejem produzir por aqui e exportar pela América Latina.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brasil espera declarar fim de surto de gripe aviária em aves comerciais em 18 de junho, diz Fávaro, da Agricultura
Donald Trump proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos
Ministério interrompe produção no Ceará da 2ª maior fabricante de Coca-Cola do Brasil
Revisão de isenções tributárias é vista como principal alternativa para alta do IOF
SBT corta investimento em plataforma de streaming e acaba com mais dois canais