Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Procura por seguros de automóveis recua 4% em agosto
Publicado 19/09/2025 • 13:57 | Atualizado há 2 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 19/09/2025 • 13:57 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A demanda por seguros de automóveis no Brasil apresentou queda de 4,19% em agosto na comparação com julho, e de 7,34% na comparação anual, de acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS).

O movimento reflete o desempenho do mercado de veículos novos. Segundo dados da Fenabrave, o número de emplacamentos de autos e comerciais leves caiu 6,74% em agosto ante julho e recuou 4% na comparação com agosto de 2024.
Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, lembra que a diferença no número de dias úteis também influenciou. “Justamente pelas boas perspectivas da Fenabrave para o restante do ano e o aquecimento recente do mercado de veículos novos, esses dois dias a menos fazem muita diferença quando realizamos a comparação. Ainda assim, a projeção de crescimento do mercado ao final de 2025 se mantém acima de 5%, o que é um ótimo sinal para as seguradoras”, afirmou.
De acordo com a Fenabrave, as vendas no varejo recuaram 9% em agosto sobre julho, enquanto as vendas diretas (para frotistas e locadoras) avançaram 1,7%.
Os financiamentos também acompanharam a queda. Dados da B3, via Sistema Nacional de Gravames (SNG), mostram retração de 5,6% em agosto contra julho e de 4,5% em 12 meses para autos e comerciais leves, novos e usados. Foram cerca de 427 mil unidades financiadas no período.

Apesar da desaceleração em agosto, o setor segurador mantém trajetória de crescimento em 2025. Informações da Susep apontam que o ramo de automóveis gerou R$ 28,8 bilhões em prêmios emitidos entre janeiro e junho, um aumento de 5,8% em relação a 2024. A sinistralidade apresentou leve melhora, passando de 59,9% para 59,7%.
O INDS, elaborado pela Neurotech, considera as consultas realizadas junto às principais seguradoras do país. O indicador mede o interesse em contratar seguros, embora nem todas as solicitações resultem em apólices, já que o processo depende do perfil do cliente, da política de risco das empresas e de indícios de fraude.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Banco Central publica regras para fechar ‘contas-bolsão’ usadas em fraudes e lavagem de dinheiro
3
Avião de carga explode após decolagem nos EUA e provoca grande operação de emergência
4
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
5
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços