Anatel: 16% dos consumidores ainda usam telefone fixo como principal meio de fazer ligações
Publicado 13/03/2025 • 18:59 | Atualizado há 8 horas
Putin diz apoiar cessar-fogo com a Ucrânia, mas impõe condições
Empresa de esportes femininos Monarch Collective aumenta fundo para US$ 250 milhões e deve investir em equipes internacionais
Spotify pagou mais de US$ 1 milhão em royalties a quase 1,5 mil artistas em 2024
Meta recorre para impedir ex-funcionária de promover livro de denúncias
Alibaba lança nova versão de assistente de IA com raciocínio avançado
Publicado 13/03/2025 • 18:59 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Fachada da Anatel.
Foto: Anatel.
A Anatel publicou nesta quinta-feira (13) os resultados da edição de 2024 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. O estudo completa 10 anos e é realizada anualmente medindo satisfação e qualidade dos consumidores de telefonia fixa, celular, internet fixa e TV por assinatura.
A pesquisa apontou que mais de dois terços dos consumidores brasileiros responderam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com todos os serviços de telecomunicações.
A faixa varia entre 67,19% para consumidores de internet fixa, e 74,58% para usuários de linhas pré-pagas de celular.
Nas 10 edições da pesquisa, os consumidores foram perguntados sobre o quão satisfeitos estavam com o serviço de suas prestadoras. As respostas são em forma de nota que varia de 0 a 10.
Entre as notas do Índice Geral de Satisfação, o resultado mais alto foi o do celular pré-pago, com 7,88, um acréscimo em relação a 2023. Já a nota mais baixa foi a da internet fixa, com 7,40.
O único serviço que recebeu uma nota mais baixa em relação ao ano anterior foi o de telefonia fixa, com um resultado de 7,49.
O estudo também registrou que mais de dois terços dos consumidores entraram em contato pelo menos uma vez com suas operadoras de serviços a cada seis meses em 2024.
Foram divulgados também os resultados de padrões de uso. Em relação à tecnologia da internet, a rede 5G teve um crescimento entre os usuários, mas cerca de 65% dos consumidores de celular ainda usam a rede 4G.
78% dos consumidores de internet fixa relataram que usam fibra ótica, e apenas 16% dos entrevistados disseram que tem o telefone fixo como principal meio de fazer ligações, mesmo estando em casa.
67% dos consumidores de televisão por assinatura afirmaram que usam o serviço diariamente.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Porsche investe US$ 872 mi em motores a combustão após queda na venda dos elétricos
Cacau Show celebra aumento das vendas e recorde de faturamento
Simone Tebet afirma que a integração sul-americana está pronta para sair do papel
Previ, fundo de pensão dos funcionários do BB, registra déficit acumulado de R$ 3,16 bilhões
Executivo da OpenAI revela o 'maior desafio' da empresa no momento