Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado de luxo repensa estratégias globais após tarifaço, diz especialista
Publicado 25/04/2025 • 17:57 | Atualizado há 3 meses
Do prejuízo à fortuna: a história do casal que perdeu a empresa e, seis anos depois, vendeu o negócio por US$ 24 mi
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook explica por que a Apple investe bilhões na fábrica de vidro da Corning nos EUA
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Publicado 25/04/2025 • 17:57 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O mercado de luxo é altamente sensível a mudanças econômicas e geopolíticas, afirmou Valeska Nakad, coordenadora do curso de Design de Moda da Belas Artes, em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Ela explicou que “com o aumento das tarifas nos Estados Unidos, marcas como LVMH e Kering já registram quedas nas vendas e repensam estratégias”.
Valeska destacou que, apesar da alta margem de lucro, nem todas as marcas repassam os aumentos para o consumidor final. “A Hermès decidiu subir os preços, mas outras podem absorver parte dos custos para manter estabilidade”.
Leia também:
Receita da gigante de luxo Hermès cresce em ritmo mais lento com incertezas tarifárias
Linha de maquiagem Dolce & Gabbana Beauty chega ao Brasil
Segundo a especialista, os itens de entrada, como perfumes e lenços, são os mais afetados pelas tarifas.
Ela também comentou sobre o impacto da desaceleração do consumo na China. “Milionários chineses foram responsáveis por impulsionar o setor por anos, mas agora, com o mercado saturado, o ritmo diminuiu. Bolsas de luxo são vistas como ativos, não produtos de compra recorrente”.
Sobre a pirataria, a especialista afirmou que ela sempre existiu, mas se sofisticou com a internet. “As réplicas hoje são quase idênticas. Isso impacta as marcas, embora, de certa forma, também aumente sua difusão”.
Para Valeska, a taxação dificultou ainda mais a entrada dessas cópias no ocidente.
Ela ainda defendeu que os ateliês tradicionais não devem ser tão afetados. “Produtos como a Birkin da Hermès são feitos por artesãos exclusivos e não têm produção em larga escala. O impacto maior será nos itens de massa”.
Confira também: últimas notícias sobre mercado de luxo
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
‘O Brasil já tem uma matriz energética mais limpa do que as grandes economias mundiais’, afirma presidente da Shell
PF prende oito suspeitos por furto de R$ 1,22 milhões no sistema Pix
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump