Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado de luxo repensa estratégias globais após tarifaço, diz especialista
Publicado 25/04/2025 • 17:57 | Atualizado há 2 semanas
Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul
Futuros de Wall Street caem após Trump ameaçar nova tarifa de 10% a países alinhados à postura “antiamericana” do BRICS
Tarifas vão ‘voltar’ aos níveis de abril até 1º de agosto para países sem acordos, diz Bessent
CoreWeave vai adquirir Core Scientific em acordo de US$ 9 bilhões
Eu já coloquei mais de mil pessoas em empregos — aqui está a técnica número 1 para “fechar” sua entrevista com sucesso
Publicado 25/04/2025 • 17:57 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
O mercado de luxo é altamente sensível a mudanças econômicas e geopolíticas, afirmou Valeska Nakad, coordenadora do curso de Design de Moda da Belas Artes, em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Ela explicou que “com o aumento das tarifas nos Estados Unidos, marcas como LVMH e Kering já registram quedas nas vendas e repensam estratégias”.
Valeska destacou que, apesar da alta margem de lucro, nem todas as marcas repassam os aumentos para o consumidor final. “A Hermès decidiu subir os preços, mas outras podem absorver parte dos custos para manter estabilidade”.
Leia também:
Receita da gigante de luxo Hermès cresce em ritmo mais lento com incertezas tarifárias
Linha de maquiagem Dolce & Gabbana Beauty chega ao Brasil
Segundo a especialista, os itens de entrada, como perfumes e lenços, são os mais afetados pelas tarifas.
Ela também comentou sobre o impacto da desaceleração do consumo na China. “Milionários chineses foram responsáveis por impulsionar o setor por anos, mas agora, com o mercado saturado, o ritmo diminuiu. Bolsas de luxo são vistas como ativos, não produtos de compra recorrente”.
Sobre a pirataria, a especialista afirmou que ela sempre existiu, mas se sofisticou com a internet. “As réplicas hoje são quase idênticas. Isso impacta as marcas, embora, de certa forma, também aumente sua difusão”.
Para Valeska, a taxação dificultou ainda mais a entrada dessas cópias no ocidente.
Ela ainda defendeu que os ateliês tradicionais não devem ser tão afetados. “Produtos como a Birkin da Hermès são feitos por artesãos exclusivos e não têm produção em larga escala. O impacto maior será nos itens de massa”.
Confira também: últimas notícias sobre mercado de luxo
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump ameaça aplicar tarifa extra de 10% a países que se alinham com as políticas “antiamericanas” do BRICS
Trump critica tratamento dado a Bolsonaro e fala em "caça às bruxas" no Brasil
Estatal chinesa assina acordo com Brasil para construir ferrovia entre Atlântico e Pacífico
Trump anuncia tarifas recíprocas para 14 países; veja quais
Haddad edita portaria com cortes de gastos no Ministério da Fazenda