Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘O melhor restaurante do Brasil’? Justiça diz que Coco Bambu pode usar esse slogan
Publicado 10/02/2025 • 18:05 | Atualizado há 8 meses
ALERTA DE MERCADO:
Preço da prata sobe 70%, superando alta recorde do ouro
Anthropic abrirá primeiro escritório na Índia enquanto rival OpenAI aumenta presença no país
Ações de gigantes automobilísticos despencam com as novas tarifas de aço da União Europeia
Verizon fecha acordo com AST SpaceMobile para fornecer serviço celular a partir do espaço; Ações da AST disparam
Indústria siderúrgica do Reino Unido alerta para a “maior crise” de todos os tempos com aumento de tarifas
Importadora prevê falta de árvores de Natal no fim do ano
Publicado 10/02/2025 • 18:05 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Coco Bambu.
Divulgação Coco Bambu.
Em uma decisão favorável ao restaurante Coco Bambu, a Justiça de São Paulo determinou que a rede pode continuar utilizando o slogan “O Melhor Restaurante do Brasil”, desde que fundamentado em prêmios e avaliações.
A disputa judicial envolvia o Outback e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que contestavam o uso da frase.
A polêmica começou quando o Outback questionou a campanha publicitária do Coco Bambu, alegando que a afirmação não tinha comprovação objetiva e poderia induzir os consumidores ao erro.
A denúncia levou o Conar a recomendar que o slogan fosse alterado para incluir uma justificativa, como prêmios e avaliações de plataformas.
Mesmo após a mudança, o Outback voltou a denunciar o concorrente, alegando que a correção ainda era insuficiente. O caso, então, foi parar na Justiça, onde o Coco Bambu argumentou que a prática de enaltecer sua própria marca é comum no mercado e que a própria rede Outback usa termos superlativos em suas campanhas.
Na sentença, a juíza Larissa Gaspar Tunala, da 1ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo, rejeitou os argumentos do Outback e do Conar, destacando que o uso de slogans publicitários subjetivos, conhecido como “puffing”, é legal desde que não resulte em concorrência desleal ou propaganda enganosa.
“O consumidor médio não é inocente a ponto de apreender a informação fornecida em ‘Coco Bambu – O Melhor Restaurante do Brasil’ como verdade absoluta”, destacou a magistrada na decisão.
Com a decisão, o Coco Bambu garantiu o direito de continuar utilizando o slogan, desde que acompanhado das referências aos prêmios conquistados. A juíza também determinou que o Outback se abstenha de tentar impedir o uso da frase e que o Conar não aplique penalidades à rede.
Além disso, o Outback foi condenado a pagar as custas do processo e os honorários advocatícios do Coco Bambu, fixados em 15% do valor da causa.
Em nota, o Outback afirmou que é o Conar a entidade responsável por garantir as boas práticas da publicidade brasileira, e que o órgão concluiu que a frase (“o melhor restaurante do Brasil”) não deveria ser usada. A empresa afirmou que respeita as decisões da Justiça.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
EXCLUSIVO: perdas de 93% em COEs da Ambipar e Braskem são irreversíveis, alerta especialista
Caso Ambipar/Braskem: Falta de clareza de corretoras e desejo de ganho fácil explicam megaprejuízo com COEs de BTG e XP
Índia vai liberar pagamentos via reconhecimento facial e digital a partir de 8 de outubro
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA