Procon SP recebe mais de mil reclamações sobre Black Friday
Publicado ter, 26 nov 2024 • 9:43 AM GMT-0300 | Atualizado há 82 dias
67% dos americanos endividados com cartão cometem esse ‘grande erro’, diz especialista
Comcast e NBCUniversal são investigadas nos EUA por iniciativas de diversidade
Como o DeepSeek da China pode impulsionar o já crescente mercado de data centers
Fabricante da bolsa Birkin, Hermès supera expectativas com salto nas vendas do quarto trimestre
Documentos mostram que BYD detém direitos de mineração no Vale do Lítio, em Minas Gerais
Publicado ter, 26 nov 2024 • 9:43 AM GMT-0300 | Atualizado há 82 dias
KEY POINTS
Paulo Pinto/Agência Brasil
O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday. Desde o último 30 de outubro, a entidade abriu um link específico em seu site para receber queixas dos consumidores sobre as promoções.
Os problemas mais citados são a não entrega ou demora na entrega (394 casos) de produtos; produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado (142); pedido cancelado após finalização da compra (128); produto ou serviço indisponível (105); e maquiagem de desconto (101).
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou dez recomendações para que os consumidores aumentem a segurança ao fazer compras na Black Friday.
A entidade orienta que os compradores deem preferência a lojas conhecidas e verifiquem a reputação de páginas não conhecidas em sites de reclamações.
A Febraban aconselha ainda acessar os sites de compra digitando o endereço no navegador, e desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores do que o valor real do produto.
“Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea”, recomenda a entidade.
Outra orientação é dar preferência ao modelo de compra garantida, na qual a plataforma retém o valor da compra até a sinalização positiva do comprador.
“Em lojas de redes sociais, verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas”.
A entidade ressalta que os consumidores façam a opção pelo pagamento das compras online com cartão virtual, e usar o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente.