CNBC
Warner Bros Discovery.

CNBCParamount, Comcast e Netflix apresentam ofertas para comprar a Warner Bros. Discovery

Empresas & Negócios

Stone aposta em novos canais de venda para driblar desaceleração do varejo

Publicado 24/11/2025 • 21:52 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Stone diz que 2025 foi um ano difícil para o varejo, e que o lançamento das novas soluções mira ajudar empreendedores a vender mais e operar com mais eficiência neste fim de ano
  • Lia Matos afirma que o diferencial da empresa é a proximidade com os clientes: “cada ponto de contato é uma oportunidade da gente aprender” e ajustar produtos às dores reais dos lojistas
  • Empresa aposta em ampliar canais de venda além da maquininha, para garantir que clientes “não percam nenhuma venda"

A Stone apresentou nesta segunda-feira (24) um conjunto de soluções voltadas a micro, pequenos e médios empreendedores, em um dos momentos mais importantes do calendário do varejo: as vendas de fim de ano.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, a vice-presidente de marketing e estratégia da empresa, Lia Matos, explicou como a companhia mapeou dores dos clientes e por que decidiu evoluir “para além da maquininha”.

“A razão principal é que a Stone, de fato, é uma companhia que nasceu para servir o empreendedor”, afirmou. “Tudo que norteia o que a gente faz visa realmente melhorar a vida do micro, do pequeno, do médio empreendedor brasileiro.”

Segundo Lia, o lançamento marca uma virada interna importante. “O que o dia de hoje marca é um momento super importante para nós, onde a gente quer mostrar que, hoje, a Stone é muito mais do que uma empresa de maquininha, que a gente evoluiu realmente pensando nas necessidades e nas dores dos nossos clientes.”

Leia mais:
Descubra qual o erro que mais quebra empreendedores no Brasil – e como escapar dele
Evento em SP destaca ferramentas para otimizar operações de pequenos empreendedores

Ano difícil, soluções integrais

A executiva destacou que 2025 trouxe desafios macroeconômicos para o varejo, mas que enxerga no fim de ano uma chance de recuperação. Por isso, afirma que o lançamento chega no momento certo. “É nesses momentos mais desafiadores que os clientes, de fato, precisam operar com giro maior e vender mais, que ferramentas ajudam muito.”

Lia também detalhou o processo que orienta o desenvolvimento de produtos na Stone, algo que, segundo ela, nasce da proximidade com o usuário.

“A gente opera os canais com muita proximidade”, disse. “Cada ponto de contato do nosso time com os nossos clientes é uma oportunidade da gente aprender e da gente pesquisar.”

Essa coleta de dados, combinada ao volume de interações diárias, forma a base das pesquisas da empresa. “As pesquisas que a gente faz, a gente faz com muita frequência, todas feitas através dessa nossa operação, que já tem um ponto de contato muito próximo com os nossos clientes.”

Em um mercado competitivo, Lia acredita que a combinação entre relacionamento próximo e uso estratégico de dados se torna um diferencial.

Leia mais:
Nova função da Stone transforma maquininha em ferramenta de RH e gestão financeira
CEO da Stone diz que 2025 foi “ano difícil” e lança pacote para destravar varejo

“A gente acredita que sim […] tem a ver não só com o aspecto humano […] mas também com uma coisa que está bastante em alta, que é esse tema de dados, de ter cada vez mais informação, cada vez mais dados e poder usar esses dados de uma forma estratégica.”

Ela reforça que a Stone mantém presença ampla no país. “A gente nunca vai abrir mão de fazer isso com o melhor serviço do mercado, tendo uma distribuição ampla que consegue chegar nas 5.500 cidades brasileiras.”

Vendas além da maquininha

A executiva destacou ainda a ampliação da oferta do TapStone, que permite vender diretamente pelo celular, sem maquininha. A funcionalidade já existia para MEIs e agora chega a pequenos e médios negócios.

“É o cliente não precisar mais da maquininha, poder vender através do celular”, explicou. A ferramenta também permite venda via link de WhatsApp, o que expande os canais e reduz o risco de perda de vendas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;