Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sunrize capta R$ 2,5 milhões e aposta em franquias de shakes veganos para crescer no Brasil
Publicado 12/03/2025 • 17:11 | Atualizado há 4 meses
Powell confirma que Fed teria reduzido taxas se não fossem as tarifas
Jeff Bezos vende mais de R$ 4 bilhões em ações da Amazon
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Publicado 12/03/2025 • 17:11 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Reprodução Times Brasil.
O mercado de suplementos alimentares no Brasil vive um momento de forte valorização, impulsionado pela crescente demanda por produtos que promovem saúde e bem-estar. Em 2023, o setor registrou vendas de R$ 6,4 bilhões, com expectativa de que esse número salte para R$ 10,8 bilhões até 2028.
Um exemplo desse avanço é a Sunrize, marca especializada em suplementos de origem vegetal, que acaba de captar R$ 2,5 milhões em uma rodada de investimentos.
Em entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO e fundador da empresa, Christian Wholters, contou como surgiu a ideia do negócio, os planos de expansão e o posicionamento no mercado.
Segundo ele, o capital captado será utilizado para fortalecer a presença digital da empresa e impulsionar o lançamento da rede de franquias Sunrize Shakehouse, focada em shakes proteicos sem açúcar, sem glúten e livre de ingredientes de origem animal.
“Há quase oito anos, quando descobri que ia ser pai, resolvi fazer uma série de mudanças na minha vida e adaptar minha alimentação para uma dieta à base de plantas. Hoje, toda a minha família é vegana. Como já era empreendedor, comecei a olhar para esse mercado com interesse e, eventualmente, construí uma plataforma de investimentos voltada ao mercado vegano. Foi assim que surgiu a oportunidade de criar a Sunrize, com foco em proteínas vegetais”, explicou Wholters.
A Sunrize oferece uma alternativa 100% vegetal ao tradicional whey protein, com um perfil completo de aminoácidos. Segundo o CEO, muitos consumidores relatam desconforto ao consumir whey, o que abriu espaço para uma solução mais leve e natural.
“Criamos uma alternativa com todo o perfil de aminoácidos essenciais, mas com digestão mais leve. Agora, além da venda digital, vamos expandir por meio das franquias da Sunrize Shakehouse, oferecendo shakes saudáveis, sem lactose e sem nada de origem animal”, completou.
Segundo Wholters, quatro unidades da franquia já estão em fase de implementação, nas cidades de Santos, Indaiatuba e Salvador – esta última em parceria com o influenciador Erasmo Viana, que abrirá uma loja em frente à sua academia. O cantor Di Ferrero, do NX Zero, também é sócio e embaixador da marca.
“A expansão começa entre maio e junho com essas quatro lojas, e até o fim do ano esperamos ter pelo menos dez unidades em operação. Estamos modelando toda a operação da franquia e testando os sabores dos shakes. É um momento muito especial”, disse.
Apesar do posicionamento vegano da marca, a maioria dos consumidores da Sunrize não segue essa alimentação. Segundo o CEO, 95% do público da marca não é vegano e busca alternativas mais leves por diversos motivos, como intolerância à lactose ou maior preocupação ambiental.
“Há pessoas que fazem a troca por causa do desconforto, outras conhecem por acaso e não voltam mais para o whey. Também há aqueles que se preocupam com os animais e o meio ambiente. Nosso objetivo é oferecer um produto que reduza o sofrimento animal e cause menos impacto ao planeta”, afirmou.
“Após ter filhos, passamos a nos preocupar de uma forma diferente. Queremos deixar um mundo melhor para as futuras gerações”, completou.
Wholters explica que a Sunrize atua como uma alternativa ao whey protein, mas não se limita ao público fitness. “Hoje, o suplemento ultrapassou a barreira da academia. Ele virou aliado de quem busca mais saúde em qualquer faixa etária. A Sunrize pode ser usada como pré ou pós-treino, ou como uma refeição rápida e nutritiva, misturada com frutas, linhaça e outros ingredientes”, destacou.
Para Wholters, o maior obstáculo é comunicar ao consumidor que existe uma alternativa ao whey protein que é mais saudável e sustentável.
“Nosso maior desafio é nos comunicar com o consumidor. Fazer com que ele saiba que existe essa alternativa. O Brasil ama animais, é um país aberto a novidades, e os alimentos veganos têm crescido muito. Mas o consumidor precisa experimentar para entender que nosso produto é tão bom quanto – ou até melhor – que o whey”, afirmou.
As Sunrize Shakehouses surgem como uma solução para apresentar o produto de forma acessível ao público, por meio de experiências prontas para o consumo.
“Nossa taxa de recompra é altíssima. Quem prova, normalmente volta a comprar. As lojas físicas permitem que o cliente tenha essa primeira experiência. Ele pode experimentar um shake de chocolate, de canela, de morango… e depois, se quiser, já pode comprar o pote do suplemento no local”, explicou.
Christian, que é dinamarquês e vegano há oito anos, alerta que falar apenas com o público vegano pode limitar o crescimento do negócio.
“Se a comunicação for voltada apenas ao público vegano, será difícil expandir o negócio. Precisamos nos comunicar também com quem não é vegano. O produto precisa ser bom, acima de tudo. Quando ele é bom, as pessoas experimentam e têm mais chance de se tornarem clientes fiéis”, disse.
“Na Europa, o consumo de leite vegetal já é maior que o de leite animal em algumas prateleiras. A Alemanha, por exemplo, já alcançou paridade de preço entre alimentos à base de plantas e de origem animal. Isso torna a adesão muito mais acessível”, completou.
Wholters reforçou que o veganismo e a alimentação à base de plantas vieram para ficar e que os desafios de preço, distribuição e sabor ainda existem, mas estão sendo superados pouco a pouco.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
CNBC Originals: inteligência artificial avança na educação e amplia uso em escolas e empresas
Plano Safra: “O agro paga a conta da irresponsabilidade fiscal do governo”, afirma Pedro Lupion
“A falta de memória sobre o que produzimos é um sinal de alerta”, aponta especialista sobre uso excessivo de IA
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista
Azul consolida novo Estatuto Social com foco em reestruturação e recuperação judicial